COMO AMENIZAR OS EFEITOS DO CALOR NOS IDOSOS

 Belatrix - IdososBelatrix - Idosos 2Fotos: Daniella Oliveira

O verão está chegando com previsões de temperaturas acima dos 40 graus. O clima quente e o tempo seco podem trazer diversos prejuízos à saúde, principalmente dos idosos portadores de doenças pré-existentes, como diabetes e hipertensão. “Pela vulnerabilidade desta faixa etária, todos devem se cuidar nesta estação”, explica o médico César Calil Furlan, cardiologista do Bellatrix Residencial para Idosos. Neste bate-papo ele dá algumas dicas de como amenizar o calor.

Bellatrix: Como funciona o corpo dos idosos no verão?

Resposta Dr. Calil: O corpo dos idosos normalmente é um pouco desidratado devido à falta de vontade de beberem líquidos e por terem a percepção de sede reduzida. Por isso, a saúde deles piora no verão com a redução do fluxo sanguíneo para todo o corpo e, principalmente, para o cérebro, coração e rins.

Bellatrix: Quais cuidados os familiares devem ter com seus idosos?

Dr. Calil: Os familiares devem oferecer o máximo de líquido, mesmo que o idoso não tenha sede. Pode ser suco, água de coco ou normal. O importante é beber o dia todo.

Bellatrix: Quais alimentos são importantes no verão?

Calil: A alimentação precisa ser a mais natural possível, com ingestão de frutas, verduras e legumes, inclusive para idosos que não gostam. Deve-se evitar carne vermelha e o leite, para idosos com intolerância à lactose. Carne branca e sucos naturais são recomendados.

Bellatrix: Idosos hipertensos ou diabéticos correm quais riscos no verão?

Dr. Calil: Os idosos com hipertensão e diabetes podem sofrer alterações devido à desidratação e a má alimentação. É importante seguir as orientações de um cardiologista ou especialista sobre o consumo de sal e açúcar, que nestes casos deve se evitado.

Bellatrix: A pele precisa de qual atenção?

Dr. Calil: Os idosos têm a pele normalmente seca e apresentam muitas lesões dermatológicas. É obrigatório o uso constante de protetor solar e de cremes hidratantes sem álcool na base.

Bellatrix: Por que no verão os idosos reclamam de dores no corpo?

Dr. Calil: Dores são comuns em idosos, mas a maior reclamação é no inverno e não no verão. O clima frio piora o reumatismo com dores articulares frequentes.

Outros cuidados com a saúde dos idosos no verão:

Evitar o consumo de café e álcool, pois eles contribuem para a desidratação;

Usar roupas leves, de preferência nas cores claras;

Manter os idosos abrigados do calor e do sol quente, em locais com sombra;

Evitar atividades intensas nos momentos mais quentes do dia (entre 10h e  16h);

Usar filtro solar, chapéu ou boné sempre que se expor ao sol;

SOBRE O BELLATRIX – O Bellatrix Residencial para Idosos atende todas as normas exigidas de uma Instituição de Longa Permanência para Idoso (ILPI). Com 20 apartamentos simples e duplos, o local completou 10 anos mantendo a qualidade e o atendimento diferenciado para garantir a qualidade de vida aos seus residentes.  Além de conforto, entretenimento e acompanhamento com cuidadores durante 24 horas, todos os dias, conta com técnicos em enfermagem, enfermeiros, médico, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, musicoterapeuta, cardiologista, psicólogo, psiquiatra, cozinheiras, camareiras, passadeiras, lavadeiras e equipes de limpeza e jardinagem. Fica na Avenida das Azaleias, quadra 39, lotes 12 e 13, no bairro Alpes das Águas, em São Pedro, interior de São Paulo. Mais informações pelo (19) 3481-4282 ouwww.bellatrixresidencial.com.br. Facebook: Bellatrix Residencial para Idosos.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s