Exposição ao sol sem proteção provoca envelhecimento precoce da pele

                 Sol envelhece a pele

Todo ano, principalmente, durante o verão, o sol é cultuado e tido como integrante fundamental das férias e fins de semana. Seja por vontade própria ou obrigação, é comum ficar mais exposto ao astro-rei durante a estação do calor intenso, na qual ele brilha por longos períodos diários.

Mesmo em dias nublados, quando dá a impressão de estar escondido, ele continua emitindo radiação ultravioleta e, assim, possibilitando prejuízos à pele humana. Responsável por contribuir significativamente com o envelhecimento, o sol causa rugas, manchas, aspereza e perda da elasticidade.

De forma cumulativa, ou seja, ao longo dos anos, essa exposição provoca lesões nas células da pele, propiciando o envelhecimento precoce nas áreas mais visíveis, como rosto e mãos. De acordo com Marcio Freitas, especialista em Cirurgia Plástica da Face e Cosmetologia, deve-se usar protetor solar diariamente e diminuir ao máximo a exposição, com chapéus, óculos escuros e guarda-sol.  Além disso, os horários de incidência mais forte, das 10h às 16h, precisam ser evitados.

Para quem já percebe os efeitos nocivos do sol, alguns procedimentos servem para minimizar esses prejuízos. Conforme o médico, é possível amenizar as rugas e recuperar a pele danificada com peelings, preenchimento, cremes, botox e luz pulsada.

Ele explica que, mesmo durante o verão, alguns podem ser realizados, contanto que os pacientes utilizem proteção solar. Nesta lista estão o preenchimento e o botox. Já outros, como o peeling, exigem um período determinado sem qualquer exposição solar, pois, do contrário, podem causar manchas. Todos são considerados procedimentos simples e com rápida recuperação. Eles devem ser realizados em consultório.

Entenda os procedimentos

– Peeling: estimula a formação de colágeno com o uso de substâncias químicas aplicadas na pele;

– Botox: ameniza as rugas diminuindo a função da musculatura da face;

 – Preenchimento: aumenta o volume amenizando rugas leves e moderadas;

– Luz pulsada: auxilia na redução das manchas e dos poros dilatados.

Sobre Marcio Freitas

Marcio Freitas possui graduação na Faculdade de Ciências Médicas e residência de Otorrinolaringologia, ambas pela Santa Casa de São Paulo.​ O médico atua em Jaraguá do Sul há 13 anos e integra o corpo clínico dos hospitais São José e Jaraguá. É também membro da Academia Brasileira de Otorrino e Cirurgia Cervico-Facial e da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. Além disso, conta com Mini-Fellow em Cirurgia Plástica da Face e Cosmetologia pela University Of Miami (Muller School of Medicine). Ele atende na Clínica Dr. Marcio Freitas, na Rua Donaldo Gehring, 106, no Centro. Mais informações podem ser obtidas no site www.drmarciofreitas.com.br. O especialista também está no Facebook.

Fonte: Marcio Freitas – (47) 3371-6777

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s