ByWall desenvolve metodologia que prioriza bem-estar no treinamento funcional

By Wall Escalada 2By Wall Escalada 4By Wall EscaladaUm novo olhar sobre a atividade física resultou em uma metodologia diferenciada quando o foco é treinamento funcional. Idealizado pelo professor de Educação Física Júnior Alvacir Camargo, o método criado especialmente para a ByWall Training Center, de Itapema, tem atraído a atenção de um público mais atento à saúde e ao welness (bem-estar) cotidiano.

A nova metodologia é baseada em uma pirâmide com três etapas bem definidas e que busca saúde e energia antes da estética. “Uma coisa leva automaticamente à outra, mas de uma forma mais natural e consciente”, explica Júnior, responsável também pela preparação e treinamento da equipe de profissionais da ByWall.

Na base da pirâmide ByWall está na preparação do aluno para corrigir e melhorar o padrão de movimentos nas atividades do dia a dia e fortalecendo a região central do corpo. Isso inclui, por exemplo, o modo como a pessoa abaixa-se para fazer um agachamento na academia ou para juntar um objeto que deixou cair no chão do escritório onde trabalha. “Não podemos permitir a dor ou desconforto na hora de executar um movimento. É preciso corrigir ou adaptar para depois seguir em frente”, explica o educador físico  da ByWall.

A segunda fase da pirâmide é baseada no desenvolvimento da força e resistência, quando o aluno passa a criar o domínio e amplitude sobre os exercícios físicos na academia. Aqui sim é possível desenvolver a hipertrofia ou o emagrecimento, de acordo com a necessidade e as expectativas do praticante. Com a ajuda dos professores, pode-se dar início à preparação para entrar no terceiro estágio do triângulo: a performance para uma prática esportiva,  que pode ser a corrida, stand up padle ou a escalada, por exemplo, um dos focos da ByWall.

Segundo Júnior, a metodologia da academia vai além do conceito meramente fitness, onde o sucesso é medido somente na balança ou na redução de medidas. O programa é focado em qualidade e não em quantidade, o que Júnior define como “treinamento inteligente” e que sugere uma frequência de treinos de, no máximo, três vezes por semana. “Com isso, o aluno ganha tempo e potencializa os resultados”, diz.

Assim que chega à ByWall pela primeira vez, o aluno passa por uma completa avaliação física para identificar o perfil e as expectativas em torno do programa. Em formato de studio, a área de treinamento funcional da By Wall sugere o atendimento de, no máximo, seis alunos simultâneos por horário e facilita a prescrição e o acompanhamento personalizado por parte dos profissionais de Educação Física da academia. O espaço é de alto nível e conta com equipamentos da Technogym, uma das mais conceituadas marcas do segmento fitness no mundo e presente nos centros olímpicos nas edições de competições organizadas pelo Comitê Olímpico Internacional.

A academia também dispõe de uma sala de avaliação física diferenciada e um espaço para atender, com exclusividade, pessoas que preferem treinar separadamente ou apenas com pessoas da mesma família. “Trata-se de um novo conceito para a prática de atividade física, algo inédito na região”, explicam Antigoni Vieira Dimitriou e Douglas Kurek, idealizadores da ByWall.

By Wall Escalada 5

By Wall Escalada 3

Escalada

O paredão branco com agarras coloridas imita o ambiente das rochas e parece desafiar a gravidade e a curiosidade de quem busca esportes verticais. Com 160 metros quadrados de área, o maior paredão de escalada em fibra do Brasil também tem ajudado a transformar a ByWall em uma referência em treinamento em Santa Catarina.

O equipamento imita o ambiente da rocha natural. A escolha da fibra como matéria-prima permitiu, por exemplo, criar duas fendas muito similares às encontradas na natureza. O paredão conta com todos os níveis de escalada, sendo utilizada uma metodologia de cores de agarras para diferenciá-las. Toda a atividade é realizada com equipamento de segurança monitorado por instrutores de alto nível.

A ByWall dispõe também de uma sala dedicada à prática de Boulder, caracterizada pela baixa altura, porém com um maior grau de dificuldade. O Boulder tem 3.6 metros de altura e não exige equipamento de segurança – o espaço conta com um colchão especial de queda. O empreendimento conta ainda com aulas de slackline, a brincadeira que se tornou um grande esporte em busca de equilíbrio e concentração. A prática de atravessar caminhando sobre uma fita de ponta a ponta sem cair é uma das ferramentas para colocar em prática o treinamento físico e mental para encarar o dia a dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s