Conceito e preconceito!

Group Of Young Friends Together

Conceito é uma ideia ou visão correta de algo. A adequação entre o pensamento e a realidade. A igualdade entre o ser e o pensar, entre o que vemos e o que é. A paridade entre o objetivo e o subjetivo. É ver a vida, o mundo, as pessoas e as coisas como de fato são. Cada um pode ver por um ângulo diferente, mas as coisas são o que são. Isso é filosofia, amiga do saber.

Já o preconceito é forçar a realidade a ser o que achamos, antes mesmo de conhecer. A palavra já diz: pré-conceito, anterior ao conceito. É o famoso não vi ou não li e não gostei. É adequar a realidade à ideia e não a ideia à realidade. Exemplos de preconceito: racismo, machismo, feminismo, homofobia, dogmatismo, fanatismo, ideologias políticas, religiosas, culturais, étnicas. O preconceito nasce na ignorância. Nenhum sábio é preconceituoso. E por consequência o preconceituoso não é sábio.

O conceito une, explica, clareia, liberta. O preconceito divide, destrói, confunde, aprisiona. O conceito gera sabedoria, entendimento e progresso. O preconceito ergue muros, condena, proíbe, persegue. Empobrece. Fanatiza. Extermina. O conceito faz amigos. O preconceito, inimigos. O conceito gera cooperação. O preconceito competição e eliminação. O conceito produz paz. O preconceito, a guerra.

Einstein dizia que é mais fácil quebrar um átomo do que um preconceito. É impressionante como pode alguém entregar a mente, que é onde reside a maior liberdade possível, a terceiros que manipulam a seu bel-prazer. Os manipuladores são preconceituosos e poderosos. Partem do princípio de que os que não pensam como eles – os outros – não tem capacidade de discernimento e, portanto, precisam de líderes iluminados e salvadores da pátria que os conduzirão ao paraíso. Já vimos este filme, e estamos vendo de novo. Que tal usar a mente, e não aliená-la a ninguém. Será o fim do preconceito, e o começo do conceito.

 

 

Por Dr. Ivo Fachini | Psicoterapeuta

(48) 3025.5130  | (48) 3024.1580

http://www.ivofachini.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s