Decorar: arte que exige criatividade e muita técnica

Decorar 2O primeiro passo para iniciar na área deve ser a busca por conhecimento especializado. Instituto Brasileiro de Design de Interiores (IBDI) de Balnéario Camboriú está com inscrições abertas para o curso de Decoração com início em 5 de abril. Nas revistas e nas mostras de decoração, o ambiente pronto inspira o bom gosto e o lado “decorador que todo mundo tem um pouco”. Decorar uma casa ou um escritório, no entanto, não é uma tarefa tão fácil quanto parece. Por mais capricho que se tenha, combinar detalhes, as cores das paredes, estofados e objetos pode valorizar, como também destruir a composição de um ambiente.

O primeiro passo deve ser buscar inspiração e conhecimento especializado. Buscar inspiração é fundamental para compor o ambiente. “Olhe revistas, livros, filmes, preste atenção nas tendências e no que os profissionais da área estão falando”, sugere a arquiteta e diretora do Instituto Brasileiro de Design de Interiores (IBDI), Dayane Kasten Comellini. Para decorar, não é preciso seguir um padrão. Misturar um mobiliário moderno, com design contemporâneo, a um item antigo (especialmente aqueles de valor afetivo) também pode dar um resultado muito charmoso.

Decorar 3Os cursos de Decoração e Design costumam ser o melhor caminho para quem busca referências na área e quer aplicar isso na própria casa ou desenvolver um trabalho profissional. Especializado no ensino do Design de Interiores e do Paisagismo, o IBDI está com inscrições abertas para o curso livre de Decoração na unidade de Balneário Camboriú, com início no dia 5 de abril e aulas presenciais duas vezes por semana.

Uma dica para quem quer decorar o espaço com gosto sem errar, a opção é deixar as paredes e o mobiliário com cores neutras para poder usar e abusar das cores nos tecidos, almofadas e objetos decorativos. Cores neutras, como o branco, preto, cinza, bege e marrom sempre estarão na moda. Se as paredes monocromáticas já não fazem mais sua cabeça, uma alternativa é recorrer aos papéis de parede. Caso o dono da casa enjoe, é só tirar e trocar por um diferente.

DecorarOs cursos

O curso de Decoração de Interiores presencial do IBDI inclui aulas duas vezes por semana, em seis meses de estudos. “O aluno não precisa ter conhecimento prévio de decoração ou design de interiores. Ele será inserido neste universo, aos poucos, de acordo com o andamento do cronograma”, explica a diretora escolar do IBDI, Jennifer Pfiffer.

O calendário inclui temas como Composição de Ambientes, Projetos em Planta Baixa e Elevações, Materiais e Revestimentos, entre outros. O aluno também tem acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde poderá acessar materiais extras fornecidos pelo professor. Além das aulas teóricas e de desenho, o curso prevê visitas a empresas do setor e palestras que complementam os estudos em sala. Ao final do curso, o aluno terá desenvolvido um projeto completo e detalhado de uma residência.

 

Curso de Decoração

Local: IBDI de Balneário Camboriú, Avenida Alvim Bauer, 523, Centro.

Início: 5 de abril

Aulas: 2 vezes por semana

Duração: Seis meses

Informações: (47) 3264-9434

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s