Vinho com moderação garante uma vida mais saudável


Nutricionista da Rede StarClub aponta os benefícios do consumo consciente do destilado de uvas para a terceira idade

O vinho tem sua origem muito antes do nascimento de Cristo. Depois de agraciar os paladares de egípcios, gregos e romanos na Idade Antiga e carregar em sua simbologia boas celebrações e sofisticação no paladar de quem o consome, a bebida extraída de uvas é um verdadeiro brinde à saúde. E atualmente a ciência passou a recomendar a apreciação moderada da bebida-alimento até para idosos, pois novas descobertas científicas mostraram seus benefícios contra o Alzheimer e outras patologias que chegam com a idade.
Um estudo desenvolvido pela Universidade Yamanashi – no Japão, descobriu compostos no vinho que inibem uma enzima responsável pelo aparecimento do mal de Alzheimer. Mas não é somente este o benefício do consumo de vinho por quem já passou dos 60 anos. Especialistas afirmam que se o vinho for apreciado em doses moderadas, pode blindar o corpo também de doenças cardíacas e a demência da velhice.
Além disso, o vinho possui em sua fórmula um componente que ajuda a reduzir as quedas em idosos. É o resveratrol, que também é encontrado em chás, cebola e tomate. Esta substância, segundo pesquisadores, evita a morte de neurônios, melhorando o desempenho motor das pessoas mais velhas. Entretanto, a nutricionista e consultora especializada da Rede StarClub, Sálua Rodrigues, informa que os benefícios da substância são melhor percebidos com o suporte de uma alimentação saudável e prática de atividade física. “O resveratrol tem obtido destaque por ser uma substância que possui ação antioxidante e antiinflamatória, que dentre outras vantagens, inibe a ação de células cancerígenas”, comenta a especialista.
Goles de saúde a vida toda
O vinho é considerado alimento por fornecer ao organismo alguns elementos que contribuem para sua formação, manutenção e desenvolvimento. Na lista de mais de 200 substâncias presentes na bebida-alimento, estão o cálcio, o fósforo, ferro e vitaminas do complexo B. Portanto, o consumo moderado durante a vida nos previne de alguns males. Para a nutricionista Sálua Rodrigues, da Rede StarClub o vinho traz benesses desde mais jovens. “Com o passar dos anos, corremos o risco de doenças crônicas não transmissíveis (ligadas á alimentação) aumenta e nosso metabolismo fica mais lento. Um cálice de vinho ao dia contribui para combate aos radicais livres. Portanto, o consumo de vinho ao longo dos anos só apresenta benefícios”, pontua a especialista.
Existe mais uma característica boa do consumo do destilado de uvas: a proteção do sistema cardiovascular, isto porque o vinho é rico em antioxidantes que ajudam a controlar uma proteína que está envolvida na formação de sinais precoces de doenças arteriais, como as camadas de gordura nas paredes das artérias.
__________________
Mais informações sobre os benefícios do vinho com nossa especialista, procure a Rede StarClub através dos telefones (11) 3159-3918 / 3917, ou pelo site redestarclub.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s