Mudanças no clima favorecem doenças respiratórias

O outono, finalmente, deve fazer as temperaturas caírem em Santa Catarina. Passado o calor intenso, agora, tudo indica que a estação abrirá caminho para dias de tempo mais próximo ao inverno do que do verão. Mas, enquanto a população tira os casacos do armário, vale também atentar para a manutenção da saúde.
 
A troca de estações, com temperaturas em queda repentina, favorece a incidência de doenças das vias respiratórias. Na lista, estão as incômodas sinusite, faringite e laringite, além da temida pneumonia.
 
De acordo com o otorrinolaringologista Marcio Freitas, a chegada do frio motiva a população a permanecer por longos períodos em ambientes fechados. Soma-se a isso o fato de que os dias ficam mais curtos e, consequentemente, a radiação UV do sol diminuiu. Dessa forma, os vírus e bactérias ganham força acometendo crianças, adultos e idosos.
 
O médico explica que, em geral, as doenças das vias respiratórias exigem hidratação adequada e, dependendo do quadro, anti-inflamatórios, antibióticos e antivirais. Os sintomas variam conforme a enfermidade, porém, são mais sentidos em regiões específicas do corpo, como cabeça, no caso da sinusite, e garganta na faringite e laringite. Febre, tosse, secreção e rouquidão também são comuns.
 
Além disso, essa época do ano ainda facilita a transmissão de resfriados e gripes. Elas podem ser causadas por vários tipos de vírus, incluindo o H1N1. “Normalmente, a gripe A provoca febre mais alta e pouca secreção nasal e pode evoluir para um quadro de insuficiência respiratória”, alerta.
 
Para minimizar as chances de ser acometido por doenças respiratórias, bem como gripes, é importante se manter saudável. Segundo Freitas, os cuidados incluem alimentação adequada e não permanecer em lugares fechados, principalmente, com pessoas que demonstram sintomas de gripe. Vacinação, lavagem frequente das mãos e medidas comuns de higiene também são essenciais.
 
 
Sobre Marcio Freitas
Marcio Freitas possui graduação na Faculdade de Ciências Médicas e residência de Otorrinolaringologia, ambas pela Santa Casa de São Paulo.​ O médico atua em Jaraguá do Sul há 13 anos e integra o corpo clínico dos hospitais São José e Jaraguá. É também membro da Academia Brasileira de Otorrino e Cirurgia Cervico-Facial e da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. Além disso, conta com Mini-Fellow em Cirurgia Plástica da Face e Cosmetologia pela UniversityOf Miami (Muller Schoolof Medicine). Ele atende na Clínica Dr. Marcio Freitas, na Rua Donaldo Gehring, 106, no Centro. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.drmarciofreitas.com.br. O especialista também está no Facebook.
 
Fonte: Marcio Freitas – (47) 3371-6777
 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s