Amanhã eu faço!

Procrastinar: v.t.d. e v.i. Adiar; deixar alguma coisa para depois: procrastinei o começo do trabalho.

Transferir a realização de alguma coisa para um outro momento; prorrogar para outro dia: procrastinei a viagem para o ano que vem; não fazia nada e gostava de procrastinar.

Um dos grandes vilões da produtividade, e da capacidade de realizar, é o ato de deixar para depois. Conhece alguém assim?

Situações onde você precisa entregar algum relatório, ou estudar para uma prova, e você deixa para o último dia, no último minuto. Na maioria das vezes, relacionado a deveres, nos “ocupamos” com coisas menos importantes para que não tenhamos tempo de fazer o que tem que ser feito. Já começamos o dia procrastinando quando acionamos a função “soneca” do despertador.

O que fazer? Geralmente, procrastinamos aquilo que não temos vontade e/ou prazer em fazer. Para atingirmos o sucesso, frequentemente teremos que realizar tarefas e fazer coisas que não nos dão prazer. “Fazer o que precisa ser feito” chama-se comprometimento, e este é uma habilidade treinável. Para educar a si mesmo, trago três grandes dicas:

Dica 1

Conheça a si mesmo: Entenda e se perceba quando você está prestes a procrastinar. Trazer esta atitude para a consciência é 50% do problema resolvido. Os outros 50% é não se deixar levar.

Dica 2

Crie listas: Listas de tarefas do que você tem que fazer naquele dia lhe ajudam a não perder o foco do que precisa ser feito. Quando você tiver algo para fazer a longo prazo, tenha uma agenda e coloque o dia que você quer fazer. Monitore a agenda frequentemente.

Dica 3

Faça mais, planeje menos: Muito característico nos procrastinadores de plantão, é querer ficar planejando muito, evitando entrar em ação. Não pense muito para fazer o que já está determinado. Priorize suas tarefas e faça imediatamente.

amanha eu faço

Gostou e quer receber mais dicas? Envie um email para diegolimacoach@gmail.com ou me adicione no WhatsApp e participe do grupo de dicas de produtividade!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s