A importância de ensinarmos a robótica para as crianças

Lego transforma brincadeira em conhecimento
 

Com crianças cada vez mais conectadas, as brincadeiras de rua perdem espaço para a tecnologia. Mas e onde fica aquele monte de criança se reunindo para brincar até cansar? A robótica é uma atividade que ajuda a reunir a garotada a brincar unida sem ficar “por fora” da atualidade. É por isso que muitas entidades vêm promovendo essa prática. Além de ser um desafio, que pode ser solucionado em equipe, a robótica desenvolve o raciocínio lógico, a criatividade, habilidades motoras e sociabilidade das crianças. De forma lúdica, as crianças são inseridas no universo da programação e têm a oportunidade de aliar brincadeira com coisa séria, conhecimento.

Em Santa Catarina, a Escola Barão do Rio Branco (Blumenau) oferece aulas através de um material especial desenvolvido pela própria instituição, que ensina de forma lúdica e prática esse contexto. Também acaba de ser lançado um novo espaço na Vila Encantada (Pomerode), parque temático educativo, é a Vila Robótica. Que oferece oficinas sobre o assunto, e ensina crianças a montarem um robô dinossauro e conhecerem esse universo tecnológico.

 

– Conheça mais sobre os dois cases:

Escola Barão

A Robótica faz parte da grade curricular, sendo aplicada com cerca de 1,5 mil alunos com idades entre 6 e 17 anos. Eles utilizam o material de apoio desenvolvido pela própria instituição. A robótica aborda temas relacionados à Educação Financeira, Educação Ambiental, Literatura, Tecnologia e exercício dos Valores, que estimulam as habilidades para o dia a dia em comunidade, como a importância do diálogo, trabalho em equipe, ações sociais, entre outros para que eles vivenciem na prática ações do dia a dia. Ex: Eles acompanharam a abertura de um semáforo, tiveram aulas com um especialista e após, em sala de aula, elaboraram maquetes e projetos que visaram a economia de energia, funcionamento de semáforo integrado, e etc.

 

Vila Robótica

No novo espaço do parque temático, através de uma forma lúdica, instrutores ajudam as crianças a utilizar os princípios da robótica e criar o seu próprio animal pré-histórico em uma oficina. O simpático robô, chamado de T-Rex, é construído com peças do Kit Mindstorm EV3 da Lego Education. Com aproximadamente 35 centímetros, ele anda e quando identifica algo através do sensor ultrassônico, movimenta a mandíbula e emite som de dinossauro. A oficina, que dura em média 1h30min e fica na Vila Robótica, é direcionada para crianças a partir de nove anos. A montagem do T-Rex é realizada em grupos de no máximo quatro pessoas, mas cada oficina pode receber até 20 participantes. O dinossauro robô possui 226 peças e 56 passos em sete módulos. A separação é em modelos para facilitar a divisão entre os integrantes da equipe.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s