Conheça a Rinoplastia Estruturada

Procedimento é o mais avançado para cirurgias de nariz

A rinoplastia é uma cirurgia que visa melhorar a parte funcional do nariz e também pode servir para corrigir a parte estética. Esses são os dois principais pilares do procedimento, cujo objetivo principal é melhorar a respiração, conforme explica o cirurgião plástico Andy Ern.

“Muitas vezes, a estrutura ou tamanho do nariz não é proporcional aos demais traços do rosto. Os procedimentos de remodelagem nasal podem auxiliar a corrigir a aparência desproporcional do nariz, alterar seu tamanho ou formato, a largura das narinas ou o ângulo entre o nariz e o lábio superior”, acrescenta o médico.

A rinoplastia estruturada surgiu principalmente para melhorar a parte funcional do nariz, além de manter resultados mais duradouros. Segundo Andy Ern o que se observou é que os narizes operados há 20, 25 anos atrás, por técnicas que eram chamadas reducionais, que diminuíam muito o tamanho do nariz e a passagem do ar, poderiam no futuro prejudicar os resultados. “Chamamos isso de rinoplastia secundária, realizada em narizes onde já foi feita uma primeira cirurgia, e por motivos estéticos, ou na maioria dos casos funcional, por perda da parte respiratória, tenha que recorrer a um novo procedimento”, esclarece Andy.

As rinoplastias realizadas antigamente eram baseadas apenas na redução do tamanho do nariz, das cartilagens e da parte óssea, o que estreitava a passagem do ar.

Andy Ern explica que atualmente, com a rinoplastia estruturada o procedimento ficou mais detalhado, onde são retiradas as cartilagens, as vezes do septo, da orelha, da costela (em casos mais graves) e se utilizam essas cartilagens para dar suporte e sustentação ao nariz. “Esta técnica permite resultados mais duradouros, que não irão se modificar tanto com o tempo e também manterão uma parte funcional mais adequada”, observa o médico.

Para realizar a rinoplastia estruturada os médicos têm preferido utilizar a técnica aberta (exorrinoplastia), que proporciona uma visão direta das cartilagens, do septo e também da parte funcional do nariz, conseguindo, com a utilização destas cartilagens ter um resultado mais previsível no pós-operatório. Diferente da rinoplastia fechada, estas incisões permitem ao médico erguer a pele do osso e cartilagem do nariz. Ao fazê-lo, o médico pode examinar com clareza a estrutura nasal e fazer os ajustes precisos na sua forma e estrutura.

O procedimento de rinoplastia aberta pode durar entre duas a 4 horas e o médico pode optar por administrar um anestésico local e um sedativo para adormecer o nariz e as áreas próximas e você permanecer acordado, mas sonolento, durante o procedimento. O procedimento também pode ser realizado com anestesia geral, onde o paciente estará adormecido.

Close-up of female face being measured by plastic surgery doctor

Recuperação

Como em qualquer procedimento cirúrgico, o paciente pode relatar alguma dor, hematomas e edemas, sobretudo na porção superior do rosto e ao redor dos olhos. Estes sintomas começam a desaparecer nos primeiros dias após a cirurgia. Pontos, bandagens e os splints nasais permanecem por cerca de cinco a sete dias. Embora a maior parte do edema desapareça em poucas semanas, um edema de pouca importância pode persistir por alguns meses.

Resultados

Dependendo da velocidade da recuperação, os hematomas desaparecem e você poderá voltar ao trabalho em sete a dez dias, após o procedimento. À medida que inicia a cicatrização e o edema no rosto diminui, você irá perceber os efeitos do procedimento de remodelagem nasal. Entretanto, como outros procedimentos cirúrgicos, pode levar até um ano para se obter o resultado final.

Um comentário sobre “Conheça a Rinoplastia Estruturada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s