Amamentação é essencial para a saúde bucal do bebê

É comum ouvirmos falar que o aleitamento materno ajuda a manter a saúde do bebê, trazendo inúmeros benefícios, como fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de doenças respiratórias e gastrointestinais, além da criação de laços ainda mais fortes com a mãe. Mas, o que pouco ainda se comenta fora do universo médico é que a amamentação também tem papel fundamental na saúde bucal da criança.

Primeiramente, ela é responsável por estimular o crescimento dos ossos e músculos da face. O processo, aliás, ajuda na manutenção dessas estruturas, garantindo, então, o funcionamento e desenvolvimento adequado de toda a região. Vale frisar também que, enquanto suga o leite materno, o bebê consegue estabelecer um padrão adequado para a respiração nasal, bem como para a postura da língua.

amamentaçao

Outro benefício oferecido pela amamentação está relacionado à formação da mandíbula, componente móvel do crânio que forma a parte inferior da cabeça. Ao nascer, a criança possui essa parte da cabeça pequena e retraída, o que é chamado de retrognatismo. Dessa forma, a cavidade bucal é pequena e a língua fica posicionada mais para frente, mantendo-se apoiada na gengiva. O estímulo dado pelo aleitamento, neste caso, induz o desenvolvimento ósseo e o crescimento anterior da mandíbula.

Mas, os efeitos positivos da amamentação não param por aqui. Ela também estimula todas as estruturas bucais, como os lábios, a língua, as bochechas, os ossos e os músculos da face. Por tudo isso, mamar é um verdadeiro exercício para os bebês e ajuda o desenvolvimento deles.  Vale, inclusive, lembrar que a sucção do leite promove uma intensa atividade muscular, fazendo com a criança execute de dois mil a 3,5 mil movimentos de mandíbula. Em contrapartida, com a mamadeira tais exercícios não acontecem ou ocorrem pela metade.

*Débora Cristina Molon é cirurgiã dentista, especialista em Implantodontia, pós-graduada em Odontologia Estética e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s