É LEI: RÓTULOS TERÃO QUE INFORMAR SE ALIMENTOS TEM LACTOSE

Nutróloga de Itajaí explica a diferença  entre intolerância à lactose e alergia à proteína do leite
O Ministério da Saúde estima que 70% dos brasileiros tenham algum tipo de intolerância à lactose. Para alertar os consultores e evitar problemas, foi sancionada em julho deste ano a lei nº 13.305 que obrigada os fabricantes de alimentos a especificarem no rótulo se existe a presença de lactose e qual o teor no produto. A lei passa a valer em 180 dias, ou seja, logo vamos ver essa mudança nas prateleiras dos supermercados. 
A nutróloga Ana Paula Scremin lembra:  “A intolerância é quando temos uma dificuldade de digerir o  açúcar do leite ( lactose) isso acontece quando adultos ou ainda crianças produzimos pouca ou nenhuma lactase,que é a enzima do nosso organismo que faz esse processo de  digestão. Quando não digerimos o açúcar do leite, ele fica fermentando no nosso intestino e daí vem aquelas reações que ninguém gosta: diarreia, vômitos e arrotos”
leite
A médica ainda explica: “A intolerância à lactose não é o mesmo que alergia ao leite. No caso da alergia ao leite, o nosso organismo tem uma reação imunológica que rejeita a proteína do leite e de seus derivados. Os sintomas podem aparecer na pele e até na respiração”, explica drª Ana Paula, que além de nutróloga é dermatologista e costuma perceber essa alteração em pacientes que atende em seu consultório. 
Para diagnosticar o problema ideal é procurar um especialista e ter o acompanhamento de um nutricionista ou nutrólogo, que vai substituir alimentos ou até mesmo avaliar a necessidade de suplementar a dieta para que o paciente não perca nutrientes importantes. “O leite  de vaca é um alimento muito presente na refeição dos brasileiros e é recomendado em diferentes fases da nossa vida. Tem importantes nutrientes como a vitamina B2, além de ser a melhor fonte de cálcio, bom para os ossos ” afirma a nutróloga.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s