Plano específico na alimentação é fundamental para o desempenho de atletas amadores e profissionais

Manter um corpo definido e saudável é realidade e desafio diário dos atletas. Para isso, é preciso balancear exercícios com boa alimentação. A nutricionista Esportiva e Estética, Bruna Roberta da Silva, que atende no Espaço Original, trabalha com diferentes tipos de casos, desde corredores como também atletas que praticam triathlon.

Bruna descreve que a nutrição esportiva abrange desde a categoria amadora, que engloba pessoas que praticam exercícios para melhorar a qualidade de vida e saúde, e também os atletas: tanto aqueles que pretendem se tornar atletas, como os que já são profissionais. “Por exemplo, eu corro, mas quero evoluir para atleta de triathlon, que é uma categoria tripla de exercícios (corrida, natação e ciclismo), para eu conseguir evoluir eu preciso de uma boa alimentação para melhorar a minha performance. Nesse caso, a nutrição auxilia na recuperação de músculo e na modelação corporal”, explica.

Já a parte focada nos atletas profissionais busca melhorar rendimento. Um exemplo é o corredor que quer diminuir seu tempo de prova. “A nutrição influencia, sim. Se eu trato bem o meu músculo, recuperando-o e dando o substrato para ele realizar o exercício, eu tenho muitas chances de melhorar. O músculo tem uma espécie de ‘gatilhos’, que são feitos de nutrientes, e eles precisam ser trabalhados e alimentados”, diz. Para diminuir o índice de gordura corporal, que também é um dos objetivos dos atletas, Bruna trabalha com um aparelho que mostra percentual de gordura, quantidade de gordura em quilos, metabolismo, quantidade de líquido e massa magra – em quilo e porcentagem. “A partir disso eu avalio o quanto a pessoa precisa diminuir. Por exemplo, atletas de luta precisam ser leves, mas precisam ter um maior índice de massa muscular para o golpe deles ser forte. Já corrida, quanto mais leve, melhor”, informa. Entra em jogo também o fato de que algumas atividades usam a gordura como energia, então é preciso deixar certa quantidade. Já em outras é preciso perder o máximo, para aumentar a agilidade do atleta.

Bruna atua também com a recuperação muscular. Normalmente atletas se exercitam todos os dias, e às vezes se machucam. Para isso, é preciso trabalhar na recuperação, pois se não ele não renderá. “Tudo é baseado na alimentação, e nesse caso também temos o apoio da suplementação, com nutrientes, bioativos e fitoterápicos”, comenta.

Ela defende que a presença do nutricionista é fundamental, seja para um amador como para um atleta profissional. Bruna cita as dietas que ganharam o mundo e se difundiram pela internet, como a Dukhan, que sugere o corte quase integral de carboidratos. “Essas dietas dão certo, sim, mas por um tempo. As pessoas não conseguem manter. É boa quando há um objetivo, por exemplo uma festa de casamento ou formatura, mas depois passa o evento e o paciente não se mantém no peso conquistado. Quando ele sai dessa onda de pegar dietinhas da moda e vai até um nutricionista, a primeira frase que eles dizem é: “eu vou comer tudo isso e vou emagrecer?”. Muitos comem mais do que comiam antes, mas veem que é uma reeducação alimentar. O efeito que o alimento dá no corpo faz toda a diferença. Por exemplo, um alimento que parece ser pesado, faz você gastar muita energia”, conta.

Bruna salienta que é fácil emagrecer com ajuda de um profissional da nutrição, pois será montado um plano específico, onde o cliente não passará fome e comerá as comidas certas. “Você chega em casa sabendo o que pode comer, então não vai optar por uma besteira. Quando você está disposto a passar por uma reeducação alimentar, tudo se torna fácil. Não adianta vir obrigado, você precisa querer de verdade. Assuma uma dieta por livre e espontânea vontade”, finaliza.

foto saude

Espaço Original

Inaugurado em 2012, o local é um espaço integrado de saúde e qualidade de vida, que une os melhores serviços para quem busca os benefícios de uma cotidiano mais saudável e prefere um atendimento personalizado. Com uma equipe de alta qualidade, o Espaço Original conta com fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionista, psicólogas, profissionais de estética e dentista, que atuam em mais de 20 diferentes áreas da saúde. Endereço: Rua 2970, 420 – Centro – Balneário Camboriú.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s