Dicas para as crianças comerem de forma saudável nas férias

A nutricionista Carolina Theilacker Sommerfeld, especialista em nutrição infantil, defende que o período de férias é uma ótima oportunidade para fazer com que as crianças tomem gosto por alimentos mais saudáveis.

É justamente nas férias que as crianças passam mais tempo em casa e, por conta ainda das festividades de final de ano, elas também passam um maior tempo curtindo a presença dos pais. Para a nutricionista Carolina Theilacker Sommerfeld esta é uma oportunidade incrível que os pais têm para fazer, através do exemplo e motivação, com que as crianças tomem gosto por alimentos mais saudáveis, como explica a especialista em nutrição infantil.

“Mesmo nesse período de férias, onde as muitas atividades podem desregrar hábitos alimentares saudáveis já adquiridos, é possível para os pais manter a alimentação dos pequenos equilibrada. Eles costumam ficar mais tempo em casa, mas também fazem mais viagens e passeios, então, o importante é fazer uma programação da semana com eles, e pensar na alimentação que você irá servir nesses programas”, destaca a nutricionista.

Por exemplo, se na segunda-feira o programa for ir à praia, levar sucos de fruta natural, fazer espetinhos com elas, salada de frutas e oferecer comidas mais leves é o ideal, pois o verão pede isso, como destaca Carolina. “Não precisa ser radical em todos os programas com os pequenos. Dá para levar a garotada ao cinema e liberar alguma guloseima, mas como exceção e não via de regra”.

A nutricionista alerta para o fato de que, não é porque as crianças estão de férias que os pais devem oferecer todo dia besteirinhas ou doces e que tudo está liberado. “Se pararmos para pensar, este período de férias escolares é bem longo e, depois de um mês ou um pouco mais comendo tão mal, isso pode até mesmo chegar a prejudicar a saúde delas”, explica.

Nesse período, se houver abusos, a má alimentação infantil pode causar vários problemas alterando índices de glicose, por exemplo. Em outros casos,  se a criança já tem uma predisposição a ter sobrepeso, os excessos podem piorar ainda mais esse tipo de quadro.

unnamed-4

Confira 5 dicas para turbinar a alimentação saudável das crianças nas férias

1 – Coloque a criança para se movimentar. Atividades como  andar de bicicleta, brincar no parque ou nadar na piscina com os amigos são muito melhores do que deixar as crianças apenas em casa fazendo atividades sedentárias e ainda servem para estimular o apetite.

2 – Sempre deixe à disposição uma garrafinha de água, nunca descuidado da hidratação. Uma dica é colocar um saborzinho na água das crianças com rodelas de laranja ou folhinhas de hortelã. Assim, para elas consumir a água saborizada será um atrativo a mais.

3 – Aproveite essa época do ano para apresentar às crianças alimentos mais saudáveis levando-as ao supermercado e envolvendo os pequenos nas escolhas dos alimentos que irá levar para casa. Aproveite para tirar as muitas dúvidas que irão surgir sempre enfatizando os pontos positivos dos alimentos mais saudáveis.

4 – Programe de fazer alguma receita em casa com a ajuda das crianças e cuide de envolvê-las na preparação. Os pequenos se encantam com isso, despertam a curiosidade pelo resultado da receita final e acabam comendo”, afirma a profissional.

5 – Escolha preparações fáceis para fazer com a ajuda das crianças como espetinhos de frutas, picolés e tantas outras opções, apenas cuidando para apresentar os ingredientes de forma envolvente.

“Tudo que se faz de forma lúdica envolve os pequenos e os desperta para outras possibilidades mais saudáveis. Isso é sempre muito válido e começar a gerar este estímulo independe da idade. Envolver a criança em tudo que ela puder já vale para os pequenos a partir dos dois anos, sempre respeitando as suas habilidades. Você vai ver como eles podem ser engajados e como o retorno positivo vai ser valioso”, destaca Carolina.

unnamed-5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s