Como passar pelas festas de fim de ano e a temporada de verão sem sabotar a dieta

O período de fim de ano traz muitas tentações para quem realiza dieta ou está focado na reeducação alimentar. A psicóloga Renata Stulp Scheide traz dicas interessantes para quem deseja se manter firme em suas metas

O final de mais um ano chegou e junto com eles várias festas, confraternizações com amigos, no trabalho, além das ceias e almoços em família, onde tudo gira em torno de mesa farta e muitas comidas deliciosas. Diante de tantas tentações, como fazer para manter o foco e não começar 2017 já com quilinhos a mais?  Para a psicóloga Renata Stulp Scheide é possível, sim, evitar o descontrole do consumo alimentar sem deixar de aproveitar os momentos entre colegas, amigos e família.

“Independente desta época específica do ano, a dica mais importante é que, se você tem problemas com seu peso e em se manter firme na dieta, faça psicoterapia. Você irá se conhecer melhor e perceberá o que está deixando tão difícil conseguir esse emagrecimento, essa reeducação alimentar”, reforça a psicóloga.

Outro ponto importante destacado é não deixar de lado – por conta do final do ano – a sua rotina de atividade física e de alimentação saudável. “Nesse ponto, os exercícios físicos ajudam a  enfrentar as dificuldades que você pode encontrar em manter-se firme na sua dieta, pois estará liberando hormônios de bem-estar, prazer e recompensa. Com isso, aquela necessidade de comer muito e em demasia já não é mais tão grande e fica mais fácil resistir aos excessos”, esclarece.

Nossa mente é uma ferramenta poderosa, para tanto, ter sempre uma meta clara e definida sobre o objetivo da sua dieta é mais uma dica valiosa destacada pela profissional. Segundo ela, o ser humano não diferencia verdade de imaginação e você pode usar isso ao seu favor. O segredo é se sentir como se você já tenha alcançado seu objetivo. Pensar assim faz com que o corpo e a mente trabalhem juntos para dar um jeito de você chegar no seu objetivo, onde você deseja estar.

Não se sabotar e reservar tempo e energia para ter uma alimentação saudável e para praticar atividade física deve ser uma prioridade e nesse ponto, organizar a rotina é fundamental. Renata Stulp Scheide também aconselha a todos que não querem perder o foco da dieta neste final de ano a fazer uma lista de vantagens de emagrecer elencando por ordem de prioridades.

unnamed-1

Lista de vantagens para emagrecer deve ser lida todos os dias

Diante desta lista e da sua meta clara e definida você irá ter como tarefa diária ler esta lista no mínimo duas vezes por dia. É interessante  ter horários fixos para ler, senão você pode acabar relaxando, deixando para depois e esquecendo, perdendo o foco.

“Sempre destaco em minhas palestras e no consultórios a frase: não há mudança de peso sem mudança de comportamento. Leia a lista, especialmente, em algum dos momentos mais difíceis do dia como na saída do trabalho ou antes do almoço, e agora neste período antes de uma confraternização ou ceia”, ressalta a psicóloga.

O que que isso provoca?  A profissional explica que, fazendo essa tarefa de ler sua lista de vantagens, o emagrecer não vai mais vir sozinho. Vai vir recheado com todos os benefícios que você listou,  com mais sabor do que a comida. Assim, aproveitar as festas de fim de ano não trará os indesejáveis quilinhos a mais que irão incomodar no verão.

unnamed-2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s