Erros do dia a dia aumentam a incidência do câncer mais comum no Brasil. Saiba quais são!

Céu azul, nuvens branquinhas e muito sol. O cenário seria perfeito se ele não fosse um fator de alerta para a incidência do câncer de pele, o mais comum tanto no Brasil, como em outros países. Nem todo mundo sabe, mas os dados do câncer de pele são bastante assustadores: segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 4,5 milhões de brasileiros já tiveram câncer da pele. A Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda prevê que no ano 2030 serão registrados 27 milhões de casos novos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer.

Mas e o que fazer para prevenir? De acordo com a dermatologista da Clínica CLIP, Caroline Balvedi Gaiewski, a fotoproteção é mais importante do que se imagina. “A recomendação é de uso de protetores solares FPS mínimo 30. Faça chuva ou faça sol”, comenta a especialista. Ela ainda complementa: “O uso de protetores solares com FPS mais alto devem ser usados para situações específicas como paciente com maior sensibilidade ao sol, antecedentes pessoais ou familiares de câncer de pele, dentre outros”.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia confirma a recomendação da médica. De acordo com a entidade, erros comuns como não usar filtro solar diariamente, não reaplicar o filtro solar, achar que em dias nublados ou chuvosos não precisa do filtro, aumentam a incidência de câncer.

fashion-985556_960_720Foto: Pixabay

“Outro detalhe bastante importante e voltado especialmente para as mulheres é que não basta usar maquiagens que contenham filtro e achar que só isso já é o suficiente. Este é outro erro bastante comum porque geralmente não ocorre a reaplicação”, afirma a dermatologista da Clínica CLIP, que completa lembrando que as maquiagens geralmente contem FPS 15, abaixo do recomendado.

Os números da pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia confirmam ainda que mais de 100 milhões de brasileiros se expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer, 3% dos brasileiros não usam protetor solar no seu dia a dia e 6 milhões de brasileiros adultos não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina, cachoeira, banho de rio ou lago.

Dra Caroline ainda ressalta: “A falta de fotoproteção ainda pode agravar outros problemas como o melasma, caracterizado por manchas escuras na pele”.

Veja então as dicas da dermatologista Caroline para não cometer erros que podem comprometer a sua saúde:

– Usar filtro solar diariamente com FPS mínimo 30 (independente da coloração da pele)

– Aplicar o filtro solar 15 minutos antes da exposição ao sol

– Reaplicar o filtro solar a cada duas horas ou após longos períodos de imersão

– Não esquecer do filtro solar no corpo

– Ir ao dermatologista regularmente

– Não se expor ao sol entre as 10h e 15h

– Usar bonés e chapéus

– Abrigar-se em sombras naturais ou artificiais

–  Crianças só devem utilizar protetor solar acima dos seis meses

– Crianças abaixo dos seis meses não devem se expor diretamente ao sol

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s