Resolveu malhar? Saiba o que fazer antes de iniciar uma atividade física

Há quem resolva entrar em forma antes do verão, já pensando em exibir um corpo mais enxuto na estação mais quente do ano. Porém, há aqueles que se entregam as tentações do final de ano e sempre deixam a dieta pra depois. Seja qual for o time em que você joga uma coisa é certa: antes de pensar em se matricular em uma academia, ou iniciar uma atividade física é fundamental procurar orientação médica e ver se você está apto pra se exercitar. Quem afirma é o médico Fernando Querne (CRM 10.834). “Não basta a pessoa ter força de vontade ou iniciativa. Atividade física, embora essencial para o corpo e para a saúde, requer cuidados e somente uma avaliação profissional poderá capacitá-lo para tal”, explica o profissional.

unnamed-7

Dr. Fernando afirma que seja qual for o objetivo do paciente, seja perda de peso, ganho de massa ou fortalecimento é necessária a opinião de um médico e de um profissional de educação que irão orientar sobre a melhor forma de trazer benefícios ao corpo e ao organismo, sem cometer abusos. O médico enumerou alguns passos fundamentais antes de alguma atividade física:

– Procure um médico para fazer os exames necessários para saber se está apto. É a partir dessa avaliação que a pessoa fica liberada ou não para as práticas esportivas.

– Se liberado pelo médico, procure um profissional de educação física, personal trainer ou instrutor da academia, para desenvolver um programa indicado às suas necessidades, condicionamento físico atual e histórico.

– Procure profissionais que ofereçam estratégias personalizadas para atingir os resultados desejados, sem seguir modismos.

– É importante optar por atividades que combinem com necessidades físicas, como possíveis problemas musculares e de postura, estilo de vida e a rotina do novo aluno: se trabalha em pé ou sentado, se tem algum hobby, se é uma pessoa estressada.

– É sempre melhor começar devagar. O ideal para quem está iniciando a prática de atividades físicas é dedicar-se duas vezes por semana, durante 40 minutos a uma hora.

– Se a intenção é perder peso, o ideal é um treino de alto gasto calórico. Quanto mais exaustivo, mais gordura irá queimar.

Para quem quer ganhar músculo, o ideal é um treino voltado para a hipertrofia muscular, fazendo séries de exercícios com cargas mais pesadas. É importante sempre mudar a intensidade dos exercícios para o corpo não se acostumar e, assim, responder de uma forma mais rápida.
Independente do objetivo, uma alimentação balanceada é imprescindível para alcançar os objetivos, finalizou o médico.

O médico Fernando Querne, de Balneário Camboriú

O médico Fernando Querne, de Balneário Camboriú

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s