Sambar é bom, mas cuidado com o calçado escolhido

O carnaval de rua voltou com força nas principais cidades brasileiras, principalmente no Rio de Janeiro, que oferece uma programação intensa ao longo de todo carnaval. Da orla da praia ao subúrbio, as ruas são tomadas por blocos com muito samba no pé. É preciso ter cuidado e atenção para não transformar a alegria, no entanto, em dor e problemas. A escola do calçado é fundamental.

carnival-1171276_960_720

“Muitas mulheres preferem sambar com sapatos de salto, porque acreditam que ficam mais charmosas e bonitas. Pode até ser verdade, isso é pessoal, mas o fato é que utilizar salto para sambar, ainda mais em ruas bom buracos, molhadas, pode trazer graves problemas. Há uma infinidade de problemas que podem acometer a sambista, dos pés à coluna. Um simples desequilíbrio e o estrago está feito”, avisa o ortopedista Clovis Munhoz, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo, e professor da UFRJ.

Segundo ele, o salto interfere no eixo central que todos temos, podendo atrapalhar o nosso equilíbrio. “O eixo é alterado quando a mulher usa salto alto. Esse tipo de calçado necessariamente força o posicionamento dos pés para frente. Sambar exige coordenação e ginga, e esse sapato não oferece o melhor equilíbrio. Se for de bico fino, piora a situação, pois aperta os dedos e interfere ainda mais nesse equilíbrio. Há riscos de entorse e lesões dos ligamentos e tendões, além de lesão da cabeça da metatarso, a chamada metatarsalgia, que é muito comum nesses casos, por exemplo”, explica o médico do CREB, pontuando que o salto também força a coluna e pode trazer problemas para o joelho.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s