Festival Folias de Carnaval resgata tradição da festa mais popular do Brasil em Balneário Camboriú

Programação de oficinas gratuitas e palco com atrações culturais inicia nesta quarta, 22 de fevereiro, e segue até terça-feira de Carnaval na Praça Almirante Tamandaré

O Carnaval 2017 está chegando e é hora da festa da criatividade, do luxo, do requinte, do alegórico, do engraçado, da máscara e da fantasia invadir as ruas das cidades do Brasil de Norte a Sul. É nesse embalo – focado na tradição da festa mais popular do País – que a primeira edição do Festival Folias de Carnaval inicia uma programação especial de oficinas, palco cultural e desfiles a partir desta quarta-feira, 22 de fevereiro, e segue até o dia 28, em Balneário Camboriú,

Com apoio da Lei de Incentivo a Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal e patrocínio da Skol, o festival tem uma agenda totalmente gratuita e aberta ao público, que integra a programação oficial de Carnaval de Balneário Camboriú. São atividades culturais que fazem um resgate cultural do Carnaval de rua na sua essência e tradição.

Haverá cinco tipos de oficinas, ministradas em pleno centro da cidade, na Praça Almirante Tamandaré, e que ensinarão a fazer máscaras, fantasias, bonecos gigantes, dança e customização de roupas. A agenda inclui ainda apresentações cultuais relacionadas à folia e desfile de blocos carnavalescos. As atividades do Festival Folias de Carnaval têm o objetivo de reviver e preservar a historia cultural da festa através das oficinas. O resultado das aulas poderá ser visto na avenida, no dia 26 de fevereiro (domingo), durante desfile de bloco formado por alunos com suas fantasias carnavalescas, juntamente com os bonecos gigantes.

De acordo com o historiador Dagoberto Coelho, coordenador das oficinas do Festival Folias de Carnaval, a ideia é trazer para o Carnaval de Balneário Camboriú a possibilidade da participação da família nos festejos. “O objetivo é manter viva a tradição e envolver a comunidade em um clima familiar”, destaca.

Para participar das oficinas, é preciso preencher uma ficha de inscrição  no local. No caso das oficinas de bonecos, os monitores vão levar em consideração apelos regionais como os bonecos do boi de mamão, por exemplo. As aulas iniciam nesta quarta-feira, 22 de fevereiro, e vão até o dia 26, com horário variando das 14h às 20h30 (veja tabela).

As apresentações culturais relacionadas às folias de carnaval incluem escolas de samba, blocos carnavalescos, bandas de fanfarra, boi de mamão, grupos de maracatus, percussão e chorinho e ocorrem entre 24 a 28 de fevereiro, sempre das 18h à meia-noite, no Palco Cultural, também na Praça Almirante Tamandaré.

unnamed-6

Para se inscrever nas oficinas gratuitas:
As inscrições para as oficinas ocorrem na Praça Almirante Tamandaré (Avenida Atlântica) e são por ordem de chegada, a partir das 13h. Os interessados deverão ter em mãos cópia do documento de identidade e CPF. Crianças só poderão participar com a autorização dos pais. Ao se inscrever na oficina, o aluno precisa concordar em participar do desfile de domingo, 26 de fevereiro, às 18hs. Após o desfile, as máscaras e fantasias ficarão de posse do aluno. Para as oficinas de customização, é necessário que o aluno leve a peça, roupa ou acessório que deseja customizar.

Cronograma das atividades

OFICINAS:
De 22/02
Das 14h às 16h – Oficina de Máscaras – 20 vagas
Das 16h às 18h – Oficina de Máscaras – 20 vagas

De 23/02
Das 14h às 16h – Oficina de Customização – 20 vagas
Das 16h às 18h – Oficina de Customização – 20 vagas
Trazer uma peça que deseje customizar (abadá, blusa, saia, bermuda, máscara, acessório)

De 24/02
Das 14h às 16h – Oficinas de Fantasias – 20 Vagas
Das 16h às 18h – Oficinas de Fantasias – 20 Vagas
Das 17h às 18h – Oficina de Dança – entrada livre

De 25/02
Das 14h às 16h – Oficina de Máscaras – 20 vagas
Das 16h às 18h – Oficina de Máscaras – 20 vagas
Das 17h às 18h – Oficina de Dança – entrada livre

De 22/02 a 25/02
Das 18:30h às 20:30h – Oficina de Bonecos Gigantes – 20 vagas – 1 oficina dividida em 4 encontros

Dia 26/02
Das 17h às 20h – Oficina de danças – entrada livre
18:30 – Desfile do Bloco das Oficinas pela avenida Atlântica

ATRAÇÕES CULTURAIS:
De 24/02 a 28/02 – PALCO
Das 18h às 24h: Apresentações musicais culturais relacionadas às folias de carnaval: escolas de samba, blocos carnavalescos, bandas de fanfarra, boi de mamão, maracatus, grupos de percussão e chorinho.

De 25/02 a 27/02 – Avenida Atlântica da 2400 a Praça Almirante Tamandaré
Das 19h às 24h – Desfile de Blocos Carnavalescos e Escolas de Sambas

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s