Limão previne o envelhecimento precoce, mas ajuda a emagrecer?

Médica nutróloga explica os  benefícios da fruta e diz o que é mito

O limão é uma fruta barata encontrada em feiras,  supermercados e até no quintal de casa. Por isso, desde o tempo de nossos avós essa fruta é tão popular. Mas de um tempo pra cá, o limão vem ganhando cada vez mais espaço. Ele é usado para temperar saladas, em sucos desintoxicantes e em algumas dietas. Mas será que tomar água com limão, como muitos fazem, ajuda a emagrecer? A médica nutróloga Ana Paula Scremin já está acostumada a dar a resposta aos seus pacientes: não, não existe nenhuma comprovação que o limão ajude no emagrecimeto! “O que vai acontecer  é que na hora que tomar esse preparo, a pessoa vai se sentir satisfeita, mas logo vai sentir fome novamente. O limão não tem propriedades que aumentam a termogênese(processo que acelera o metabolismo e queima de calorias) como o gengibre, por exemplo”, explica a especialista.

E atenção! Pessoas mais sensíveis a alimentos cítricos devem tomar cuidado. A ingestão de limão em jejum ou em excesso pode provocar dor de cabeça, náuseas, diarreia e , até mesmo, o efeito do refluxo gastroesofágico.

A nutróloga Ana Paula Scremin, que também é dermatologista, aproveita para lembrar que o limão tem outras propriedades que já foram comprovadas cientificamente como potássio, sais minerais, magnésio e têm ainda o efeito antioxidante. “O limão é rico em vitamina C e tem um óleo essencial chamado limoneno, ambos têm atributos antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e melhoram o sistema imunológico. A recomendação é dois limões por dia. Uma dica é aproveitar a casca do limão na hora de fazer o suco. A casca, que muitas vezes vai direto para o lixo, tem bastante fibra solúvel e ajuda na redução do colesterol e da glicemia (nível de açúcar no sangue)”, diz a nutróloga que aproveita para lembrar que depois de usar o limão é preciso lavar as mãos para evitar manchar a pele. Depois dessa dica bacana, que tal aproveitar a fruta baratinha? Mas cuide com o excesso!

Gostou da dica? Acesse nosso instagram ou facebook : Dra Ana Paula Scremim e confira novidades

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s