O PODER DA FÉ

Por Ivo Fachini

Seria o poder da fé igual ao poder da mente? O poder da mente seria uma versão moderna do poder da fé? Os dois poderes são um só?

Lá nos primórdios, o ser humano, sentindo-se frágil, buscou fora de si, nos deuses, em forças superiores, a coragem para enfrentar os obstáculos à própria sobrevivência. Transferiu, via religião, aos deuses e, finalmente, a um só Deus um poder que ele mesmo possuía. Com o tempo, o próprio semelhante se torna uma ameaça ainda maior que a natureza. Então, ele se apropria dos deuses como seus aliados, ou do próprio Deus, a seu favor e contra os inimigos. Inicialmente entre indivíduos, depois entre povos, é incrível como até hoje alguns povos ainda vivem relações hostis ao invés de cooperação. E escudados em ideologias religiosas.

O poder da mente dispensa o poder da fé? Bem, o próprio Jesus, ao curar, dizia: a tua fé te salvou. Parece claro que para ele se trata de um único poder. Ativado pela fé. Independente do mérito, um grande poder. Se o mérito é do santo ou do indivíduo, na prática não faz diferença. Podemos depositar a nossa fé no santo predileto, diretamente em Deus ou em Jesus, que isso nos levará a erguer a fé em nós mesmos. E se somos filhos de Deus, temos acesso ao seu poder através da fé.

A quem prefere acreditar só no ser humano, se este ‘acreditar’ inclui valores fundamentais como justiça, igualdade, respeito, isso é o que as verdadeiras religiões buscam. O mais importante é acreditar, no ser humano, no bem, na paz, na cooperação, no amor. O acreditar nos levará a ações compatíveis e consequentes. A fé num mundo melhor, todos precisamos muito disso, com religião ou sem religião. Com o tempo a religião vai desaparecer? Praticamente impossível. Ela está arraigada há milênios e espalhada por todos os cantos e mentes do planeta. Sendo para o bem, não importa de onde vem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s