Casarão histórico em Florianópolis vai abrigar restaurante especializado em fondue

O Blackpot, que tem participação dos sócios do restaurante Indaiá, será instalado em casa construída em 1915


Com inauguração prevista para o fim de maio, o Blackpot, nova opção gastronômica de Florianópolis, terá um charme peculiar: o endereço escolhido para abrigar o novo empreendimento com participação dos sócios do restaurante Indaiá, em Itapema, é um casarão histórico na rua Victor Konder. Tombado como patrimônio histórico em 1986, estima-se que o imóvel foi construído no início do século XX, entre os anos de 1915 e 1916, sendo uma residência particular até 1968.

Hoje uma propriedade da Fundação Vidal Ramos, que tem sua sede também na rua Victor Konder, o imóvel já foi um convento por mais de 30 anos (residência das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado) e, mais tarde, uma escola do Ministério Público (a partir de 2004).

Arquitetura
O imóvel tem 423 m² de área construída, no estilo Eclético – caracterizado pela mistura de estilos passados, com origem na Europa do século XIX, principalmente na França e na Inglaterra. O estilo Eclético tem influências do barroco, arte oriental, clássico e também art décor e art nouveau.

História
Quem construiu o casarão no antigo bairro Mato Grosso, atual Centro de Florianópolis, foi Miguel Tertschitsch, de origem austro-húngaro (atual Iugoslávia). A casa foi construída em uma atmosfera romântica: Miguel quis presentar (e surpreender) a noiva e futura esposa, Tereza, com um novo e confortável lar. No ano seguinte de sua construção, Tereza desembarcou no Brasil, vinda da Europa, especialmente para o casório; e assim o prédio abrigou a família por longos anos.

Miguel Tertschisch foi cônsul do império austro-húngaro durante a primeira Guerra Mundial; em Florianópolis, também construiu o antigo Hotel Metropol, na rua Conselheiro Mafra, e foi proprietário de uma fábrica de móveis onde hoje está o edifício Dias Velho, na rua Felipe Schmidt.

Restaurante

Blackpot terá como carro-chefe um vasto menu de fondues. Quem está à frente da operação são os sócios do Indaiá Restaurante, que há 10 anos vem contribuindo para a disseminação do fondue em Santa Catarina, e um grupo de investidores privados.

“Queríamos encontrar um imóvel que representasse a importância e qualidade do que estamos fazendo. Revitalizamos um imóvel histórico, com uma história muito bonita e romântica, que está situado em uma das vias mais acessíveis e bem visitadas da capital. Não temos dúvida de que a soma entre local, proposta e espírito empreendedor podem entregar algo sensacional”, explica Gabriel Piffer, um dos sócios, sobre a escolha do local.

A casa, prevista para inaugurar no final de maio, promete ser o mais novohotspot do centro, com carta de vinhos diferenciada com preços acessíveis e um cardápio jovem e informal.

Anúncios

Um comentário sobre “Casarão histórico em Florianópolis vai abrigar restaurante especializado em fondue

  1. joicy disse:

    Estava animada com a novidade, até pesquisar mais profundamente e descobrir que quem está à frente do “negócio” são os sócios do Indaiá Restaurante. O motivo do desanimo é o fondue do Indaiá, em minha ultima ida ao Restaurante, o fondue de “chocolate” na verdade era feito com pudim de chocolate, foi uma péssima experiencia. Espero que esse novo empreendimento seja realmente diferenciado, com qualidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s