Dia dos Namorados: Psicóloga dá dicas para manter o relacionamento saudável

O relacionamento amoroso é uma das coisas mais importantes na vida dos seres humanos e estar bem dentro de um namoro ou casamento é muitas vezes uma das principais fontes de felicidade para os indivíduos. Afinal, é nesse tipo de interação que a maioria das pessoas acaba por dedicar a maior parte do seu tempo. Por isso mesmo é que os especialistas afirmam ser preciso dedicar um cuidado todo especial para alcançar sucesso e felicidade na relação a dois.

Tendo a terapia de casal como uma das suas paixões, a psicóloga Renata Stulp Scheide aproveita o clima romântico trazido pelas comemorações em torno da chegada do Dia dos Namorados – festejado no Brasil dia 12 de junho –  para dar algumas dicas preciosas aos casais que desejam manter a relação de forma funcional e saudável.

“Gosto muito de citar uma frase da psicóloga Solange Rosset, que é autora de diversos livros e trabalhos dedicados ao tema, no qual ela afirma que a alma de um relacionamento de um casal é a comunicação. Acredito que não há nada mais certo do que isso e, acrescento ainda nessa equação, a importância da confiança mútua”, declara Renata Stulp.

Para a profissional, existem muitas coisas que tornam um relacionamento funcional ou não, mas não existe um relacionamento bom e saudável se não existir comunicação e confiança. “Posso afirmar que esses dois valores andam sempre juntos e se alimentam. Então, se o casal tem uma boa forma de se comunicar, conversa sempre e se entendem mutuamente, consequentemente a confiança também está sendo fomentada”, destaca.

Além desses dois itens essenciais destacados como a base primordial de todo relacionamento feliz e bem sucedido, a psicóloga Renata Stulp listou e comentou de forma simplificada outras atitudes positivas igualmente importantes. Confira:

1 – Não guardar mágoas – O casal não deve guardar mágoas, senão elas podem acabar acumulando, o que vai gerar novas brigas.  “Para se ter um bom relacionamento, as mágoas não podem ser alimentadas, e sim, eliminadas. Já que, depois de limpar as mágoas é bem mais fácil manter o relacionamento de forma funcional”, enfatiza.

2 – Manter o diálogo sempre aberto – O casal deve conversar sobre todas as situações à respeito da vida, no cotidiano e, principalmente, tem que conversar sobre a relação. É importante pontuar aquilo que não está legal, elogiar o outro pelos pontos positivos, com uma comunicação franca e bem clara. Afinal, é sempre o outro que irá conviver com o melhor e o pior de cada um.

3 – O amor próprio é fundamental – Temos que falar de amor próprio, pois, para poder amar alguém é preciso amar-se também. Cada pessoa deve se conhecer, saber seus próprios gostos, saber seus limites e até que ponto se permite chegar. “Se você se conhece e se ama, só assim  poderá amar outra pessoa”, justifica a psicóloga.

4 – Respeite o espaço do outro – Mesmo dentro de um relacionamento, é fundamental que cada um tenha o seu espaço, respeitando a privacidade do outro com limites, porque nesse sentido também entra a questão da confiança no parceiro. Tem que saber equilibrar, mas cada um tem que ter os seus amigos, tem que ter tempo para atividades individuais e também o tempo em família.

5 – Alimente um relacionamento leve – Todo casal tem que brincar, tem que rir, fazer coisas diferentes juntos, necessita de momentos de lazer e de brincadeiras. “A parceria é muito importante nesse sentido, para viver o cotidiano com alegria e ainda estar com o relacionamento fortalecido ao enfrentar os momentos difíceis juntos sem abalar a relação a dois”, finaliza Renata Stulp Scheide.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s