Especial Casa – ISALONE REFERÊNCIA MUNDIAL EM DESIGN

Por Carol Cavichiolli

“Il design è uno stato a sé. E Milano è la sua capitale”.

De 04 a 09 de abril, em Milão, aconteceu a 56ª edição do Salão Internacional do Móvel, consolidada como a maior feira do mobiliário mundial. Este ano, com pouco mais de 340.000 visitantes vindos de 165 países, foi possível conferir os lançamentos de grandes marcas do design com produtos divididos nos estilos: clássico, design e Xlux (setor dedicado ao luxo atemporal com releitura contemporânea).  Milão confirma o seu momento de liderança no qual a cultura e a indústria tornam-se uma referência internacional.

A grande tendência vista no Salão do Móvel é a composição e a perfeita harmonia dos materiais utilizados: mármores, madeira, vidro e espelho fumê. O tecido que reina praticamente absoluto é o veludo, e o acabamento dourado confirma a elegância juntamente com a forma arredondada dos móveis. Os tons de verde apareceram em primeiro lugar, na sequência o rosa claro, o laranja (na maioria usado no couro), o azul índigo como destaque, além do cinza que continua em alta.

Quando chego à feira traço o meu circuito e visito as minhas marcas preferidas, entre elas estão: a Poliform, Rimadesio, Minotti, Molteni&C, B&B Italia, Fendi Casa, Poltrona Frau, Missoni Home, Moroso e Vitra.

Com 10% de crescimento comparado à edição de 2015, a Euroluce e a Workplace3.0 nas suas 29ª edição e 18ª edição respectivamente, acontecem a cada dois anos no ISaloni. A Euroluce apresenta o melhor da iluminação, e a tecnologia LED foi a grande protagonista desta edição. A Workplace3.0 expõe um conceito de design e tecnologia como resposta à mudança dos espaços de trabalho e às novas exigências do mercado.

Paralelo ao Salão do Móvel acontece o Fuorisalone. São aproximadamente 450 exposições e eventos distribuídos em bairros e no centro da cidade de Milão. Muitos em locais históricos, como o Palazzo Bocconi, que abriu suas portas para apresentar os dez lançamentos da coleção Objets Nomades da Louis Vuitton, do total de 25 peças inspiradas em viagens e criadas por 12 designers do mundo todo, com edição limitada e protótipos experimentais.

Outra exposição que visitei foi a Multiplex, com dois andares, localizada em um enorme cinema de 840 lugares e uma galeria histórica na Via Manzoni. A exposição é uma imersão em torno do ontem, hoje e amanhã pelo designer inglês Tom Dixon.

A próxima edição já tem data marcada, será de 17 a 22 de abril de 2018. E nós, arquitetos, aguardamos ansiosos para conhecer as tendências e o melhor do design mundial.

Carol Cavichiolli, arquiteta

http://www.carolcavichiolli.com.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s