Confira os alimentos que reforçam a imunidade para a chegada do inverno

Por Michelle Freitas, empresária e nutricionista 

O inverno se aproxima e, junto com o friozinho e a queda de temperatura, aumentam também as queixas de gripe, resfriados, baixa da imunidade e problemas respiratórios. Por isso mesmo, nessa época do ano devemos aumentar os cuidados com a saúde e reforçar o nosso sistema imunológico, já que é ele o responsável por fazer o corpo trabalhar para se fortalecer e combater as doenças.

Nesse ponto, ficar atento aos sinais do próprio corpo, ter uma dieta rica e equilibrada em alguns alimentos específicos são algumas dicas fundamentais para o bom funcionamento do sistema imune. Existem nutrientes específicos que auxiliam, especialmente, para estimular o sistema imune como as vitaminas, minerais antioxidantes (vitamina C, E, zinco, selênio), ômega 3, fibras, probióticos e pré-bióticos, água e ainda alguns compostos bioativos/fitoquímicos como a alicina, resveratrol, antocianina, ácido elágico e isoflavonas.

Esses nutrientes estão presentes em muitos  alimentos de fácil acesso como no alho, em frutas vermelhas e arroxeadas, oleaginosas, frutas cítricas, gengibre, iogurte, linhaça, mel, própolis, pólen e em vegetais escuros.

Através destes alimentos e também com os suplementos alimentares e nutricionais, podemos fortalecer a imunidade e preparar o nosso corpo para o inverno. O interessante é que muitos deles podem ser facilmente incluídos na alimentação diária, como é o caso do alho, do gengibre e do extrato de própolis.

Se a intenção é turbinar ainda mais as defesas do corpo, o ideal é investir no uso dos suplementos alimentares e nutricionais. Eles  entram nesse cenário como importantes aliados da imunidade e podem proporcionar resultados ainda mais incríveis.

A contribuição dos suplementos nutricionais  – como a glutamina, os probióticos e a chlorella, por exemplo – é muito grande para o nosso organismo e não ajuda apenas a aumentar a imunidade. Eles são considerados superalimentos que realizam um conjunto enorme de funções. Portanto, vale muito a pena investir nesses suplementos que melhoram nossa saúde. Mas é importante se certificar que eles tenham qualidade e por isso destacamos que comprar em um local da sua confiança irá garantir essa qualidade.

Confira uma lista de alimentos que separamos especialmente para você turbinar a sua imunidade:

Alho: além de ser um ótimo na culinária é um excelente aliado no combate a gripes e resfriados. Auxilia a manter as vias respiratórias descongestionadas, é um potente anti-inflamatório e antioxidantes. É rico em alicina um composto responsável pelos seus benefícios. Encontra-se na forma in natura e cápsulas.

Gengibre: O gengibre é uma raiz rica em propriedades antioxidantes, antibacterianas, anti-inflamatórias, além de ser rico em vitaminas e minerais. Por isso é excelente no fortalecimento do sistema imunológico. Encontra-se na forma de pó, raiz e lascas.

Própolis: Sua principal função é de fortalecimento do sistema imunológico, por ser rico em flavonóides, que auxiliam na absorção e manutenção da vitamina C no organismo. Possui propriedades antioxidante, anti-inflamatória, antibacteriana. Encontra-se na forma líquida ou cápsulas.

Pólen:  A atividade antioxidante confere ao pólen apícola propriedades regenerativas para o organismo e uma vida longa para quem usa no dia a dia. É rico em vitaminas do complexo B e quantidades significativas de minerais. As substâncias nutritivas do pólen vão estimular o metabolismo celular e reforçar a imunidade. Encontra-se in natura ou liofilizado.

Glutamina: é um aminoácido produzida naturalmente pelo organismo, ao longo dos anos despertou interesse dos pesquisadores, por sua capacidade de interferir no funcionamento de células do sistema imune, sendo uma fonte energética importante para os macrófagos, linfócitos e demais células do sistema imunológico. Encontra-se na forma de pó.

Chlorella: é uma alga que tem em sua composição diversos nutrientes como proteínas, aminoácidos essenciais, ácidos graxos essenciais como ômega 3 e ômega 6, fibras, vitaminas, dentre elas, A, E, C, K, B12 e outras em menores quantidades. Possui propriedades para a melhora da imunidade e ainda vários minerais, dentre eles o cálcio, magnésio, zinco, ferro, cobre, manganês, fósforo, potássio e outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s