Consumo de açaí ameniza efeitos da Tensão Pré-Menstrual

Fonte de fibra, cálcio, magnésio, ferro e vitamina C, a fruta tipicamente brasileira ajuda no funcionamento do intestino e diminui as mudanças de humor, auxiliando na irritabilidade

Nos anos 50, a médica inglesa Katharina Dalton descobriu que o sexo feminino sofre com a Tensão Pré-Menstrual (TPM), em um processo desencadeado por oscilações hormonais e alterações na concentração de neurotransmissores durante o ciclo menstrual. A novidade é que muitas mulheres têm recorrido a métodos naturais para combater a TPM, depois da divulgação de uma pesquisa desenvolvida por estudiosos da Universidade Texas A&M que constatou: o açaí, realmente, atua como um alimento anti-TPM.

De acordo com a nutricionista Jéssica Andrade (CRN-1/9923), é importante fazer a ingestão de alguns alimentos para amenizar a tensão, entre eles a fruta do Norte do Brasil, que é rica em proteínas, fibras e lipídios, além de possuir cálcio, fósforo, magnésio, ferro e vitaminas B1, B2 e C.

Nessa fase, há queda da serotonina (substância que proporciona sensação de bem-estar e prazer), que é sintetizada por meio do aminoácido triptofano. “O magnésio e a vitamina C, disponíveis no açaí, são essenciais para a conversão do triptofano em serotonina, já que melhora a disposição, controla a oscilação de humor e reduz os sintomas da TPM”, explica Jéssica Andrade.

Segundo a engenheira de Alimentos da rede de franquias Fast Açaí, Helen Leite, a fruta possui um alto teor de fibras, que ajuda no funcionamento do intestino e diminui as mudanças de humor, auxiliando na irritabilidade. Outro aspecto é o cálcio, que minimiza os efeitos das cólicas. “A nossa rede prioriza a conservação dos nutrientes do açaí para assegurar a qualidade do consumo dos nossos clientes”, esclarece Helen.

A fruta é indicada que seja consumida antes do período pré-menstrual, para que durante a TPM os níveis de serotonina estejam mais altos, minimizando os sintomas. A nutricionista ressalta, que “a fruta deve ser incorporada regularmente em uma alimentação saudável, aliada à prática de exercícios físicos regulares para a saúde da mulher”.

Os sintomas da TPM – A Organização Mundial de Saúde (OMS) avaliou que 90% das mulheres sofrem com os sintomas da TPM, uma ou duas semanas antes do período menstrual. Os sintomas físicos e comportamentais mais comuns causados pelas alterações hormonais neste período são: cólica, enjoo, melancolia, irritabilidade, ansiedade, mau humor, melodrama, indisposição, tensão nervosa, depressão, dores de cabeça, retenção de líquido – inchaço, entre outros.

Sobre a Fast Açaí – A rede de franquia Fast Açaí tem uma proposta inovadora que visa atender, por meio de um mix diferenciado e inspirador, o conceito de “healthy fast food” (refeição rápida e saudável). A marca, fundada em 2012, traz o Açaí Express como carro-chefe, mas disponibiliza ainda o Cupuaçu Express, acompanhamentos, sanduíches naturais e wraps. Atualmente, a empresa conta com mais de 150 unidades em 12 Estados brasileiros e Distrito Federal, cidades turísticas como Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Rio Quente, Caldas Novas e Pirenópolis.  Depois de conquistar o Brasil, a franquia goiana Fast Açaí ampliou suas fronteiras e chegou ao mercado internacional. A marca já inaugurou uma loja em Orlando, na Flórida, agora se prepara agora para abrir mais duas unidades nos Estados Unidos ainda em 2017 e também planeja alcançar países da Ásia, Europa e os vizinhos sul-americanos. Em 2017 ganhou o selo de excelência em franquias, chancelado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s