Ciclovias cresceram a dois dígitos nos últimos dois anos, descubra dicas de como aproveitá-las ao máximo

Levantamento realizado pela organização Mobilizei revela que o total de ciclovias em 19 capitais brasileiras cresceu em 20% entre 2015 e 2017, indo de cerca de 2000 km para 2500 km.

Segundo a pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro, 45% apontam a rapidez e praticidade do modal cicloviário como o principal motivo pra continuarem pedalando, seguido dos benefícios à saúde, com 25% das reposta e os custo com 18%.

Apesar do crescimento geral, houve retração da malha cicloviária em capitais como Rio de Janeiro e Curitiba. Em São Paulo, por outro lado, a malha aumentou 43% no período, mas ainda representa apenas 3% em relação à malha total.

Segundo a pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro, 45% apontam a rapidez e praticidade do modal cicloviário como o principal motivo pra continuarem pedalando, seguido dos benefícios à saúde, com 25% das repostas e os custos com 18%.

Quando perguntados sobre os principais destinos, o trabalho apareceu em 88% das respostas, mesmo com problemas apontados como educação no trânsito e falta de infraestrutura adequada.

Para driblar esses problemas, seguem algumas dicas pra facilitar as idas de bicicleta para o trabalho:

1- Planeje-se bem: primeiro, pense na rota que você fará, verifique se há ciclovias ou se o trânsito é intenso e como desviar dele. Saia de casa com uma folga de tempo para conseguir fazer pausas para beber água e mesmo descansar. Se você se planejar bem, não precisa correr muito e a ida de bike para o trabalho se torna um passeio agradável.

2- Considere uma mudança de modal: caso haja um trecho muito íngreme ou longo, você pode se planejar para uma mudança de modal, deixando sua bike estacionada em alguma estação de metrô, terminal de ônibus ou estacionamento de bikes para completar o percurso.

3- Ande equipado: espelho, buzina e iluminação são obrigatórios por lei. Capacete não é, mas todos sabemos que é uma ótima prática. Além disso, bagageiro é melhor do que mochila, carregar algo nas costas enquanto pedala é desconfortável e pode amassar a sua roupa.

4- Vista-se adequadamente: não use roupas apertadas, uma calça de tecido mais maleável já ajuda. Na parte superior, o segredo é usar uma undershirt (camiseta de usar por baixo da camisa) para que o seu suor e não chegue à camisa de cima. Aqui no Brasil a Insider produz undershirts que além de absorverem o suor, evitam odores e ajudam na regulação da temperatura corporal.

Foto: José Cordeiro/SP Turis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s