Inverno aumenta queda de cabelo. Mas quando procurar ajuda ?

Por Dra Ana Paula Scremin, Dermatologista e nutróloga


Disfunções hormonais, uso de produtos químicos e estresse são alguns dos fatores que podem motivar a queda de cabelo.  O normal é cair de 80 até 100 fios por dia e essa queda pode ser notada, principalmente, ao lavar os cabelos . Também é normal ocorrer com mais intensidade no período após o verão, como agora no inverno.
Já as quedas maiores, por mais de três meses, devem ser investigadas por um dermatologista.
O tipo de tratamento vai depender da causa. Hoje dispomos de tratamentos clínicos,  que podem ser via oral e tópico, além disso, temos outras opções como o uso de laser e aplicações de medicamentos no couro cabeludo, o que é feito no próprio consultório.

O que a maioria das pessoas entendem por calvice se trata da alopecia androgenética, este tipo se tornou comum e , muitas vezes, começa bem cedo em adultos jovens.
A alopecia  androgenética cria  o formato de um círculo na cabeça, principalmente nas mulheres. Já nos homens,  faz o padrão de círculo e também aparecem as entradas na testa.
Esse tipo de calvície, que atinge ambos os sexos,  tem tratamento, porém deve ser mantido por toda a vida. Em outras palavras , não tem cura. Lembramos que a alopecia  androgenética é multifatorial e têm influência genética.

Apesar de muitos desconhecerem o problema , é preciso destacar que as mulheres estão cada vez mais  sofrendo com a calvície. Muita vezes, por falta de informação o diagnóstico é tardio.
Existe ainda um outro tipo de queda de cabelo chamado efluvio   telógeno, que têm relação com deficiências nutricionais e estresse, tanto físico  ( cirurgias e doenças) como psicológico.
Com certeza essas  causas pioram a queda de cabelo ou até mesmo desencadeiam o problema.
A queda de cabelo deve ser observada com atenção .Homens e mulheres devem cuidar com o excesso de procedimentos físicos e químicos nos cabelos , porque eles podem quebrar os fios ou até acentuar a queda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s