Diabéticos são mais propensos a doenças bucais

Os problemas bucais são bastante incômodos, mas, muitas vezes, acabam não sendo tratados com a atenção que exigem. No caso dos portadores de diabetes, porém, os cuidados devem ser redobrados, já que esses pacientes têm mais probabilidade de desenvolver cáries e doenças periodontais.

Isso porque, as oscilações e, principalmente, os altos níveis de glicose no sangue, também aparentes na saliva, contribuem para a proliferação bacteriana e infecções fúngicas na boca. Assim, consequentemente, ocorre o aumento das chances de complicações bucais que podem levar à perda dos dentes.

De acordo com a dentista Debora Molon, para evitar os problemas, é preciso ter uma rigorosa higiene, manter as consultas odontológico frequentes e, aos primeiros sinais, procurar um profissional da área. “A periodontite é o estágio mais grave da doença gengival. Quando não tratada corretamente, ela faz o tecido gengival afastar os dentes e, nos espaços, surgem germes e pus”, explica. Nesses casos, pode ser necessária uma cirurgia e, se nada for feito, a infecção progride e destrói o osso, deixando-o móvel e frouxo.

Outra situação associada ao diabetes, segundo a especialista, é a boca seca, que causa dor, úlceras, infecções e cáries. “A falta de controle da glicemia aumenta também o risco do desenvolvimento de doença gengival grave e ela pode provocar a perda de dentes”, complementa.

Como o processo de cicatrização é prejudicado nos diabéticos, cirurgias devem ser evitadas, sempre que possível. Além disso, os procedimentos tendem a exigir alterações na rotina e na medicação, o que também pode ocasionar problemas. Portanto, o controle da glicemia é essencial antes, durante e depois da cirurgia.

Por tudo isso, conforme a dentista, vale manter a saúde bucal em dia com ações de prevenção. Assim como os demais pacientes, os diabéticos devem prestar atenção à escovação, passar fio dental diariamente e ir fazer consultas odontológicas rotineiras.

Sobre a Odonto Clínica Harmony

É uma clínica multidisciplinar que abrange as mais variadas áreas da odontologia oferecendo um atendimento diferenciado e de alto nível. Está instalada em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense. Para saber, basta acessar o site harmonyodontologia.com ou visitar as redes sociais da marca.

Fonte: Debora Molon – (47) 3371-1841

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s