Aprendendo a lidar com o ‘não’: livro ensina pais e filhos a lidar com as frustrações

 

Segundo uma pesquisa divulgada pelo TNS/InterScience, as crianças brasileiras influenciam 80% das decisões de compra de uma família: carros, roupas, alimentos, eletrodomésticos, quase tudo dentro de casa tem por trás do palpite do público infantil. Integrar a criança nas decisões da família é fundamental, mas, por outro lado, saber dizer não é outro quesito importante para o desenvolvimento dos pequenos.

Escrito por Edyleine Bellini Peroni Benczik e publicado pela Sinopsys Editora, ‘Lucas Aprendendo a Lidar com o Não: Uma Proposta de Intervenção para Autorregulação Emocional’ trata de um tema comum da vida na infância: a complicada tarefa de ouvir um Não. O ‘Não’ não é difícil apenas para quem escuta, mas também é complicado para quem fala, em função da criança poder reagir de uma maneira desproporcional, disfuncional e desadaptativa. Essa pequena palavra causa um impacto negativo no ambiente, sendo, por vezes, motivo de estresse, discórdia e desarmonia familiar.

Conforme destaca a autora, muitos pais têm a fantasia de que, devem consentir a todos os pedidos dos filhos, acreditando que não devem frustrá-los, em nome do amor. “Este conflito que se estabelece não é saudável para o desenvolvimento emocional e social dos filhos e nem para a saúde mental dos pais”, pontua Edyleine. “Os pais devem ter em mente que as frustrações fazem parte da vida e, é por meio delas que aprendemos a lidar com várias situações e impasses, e ainda, desenvolvemos a paciência, a tolerância e a empatia, habilidades tão necessárias para a vida”, acrescenta a especialista.

A história de Lucas aborda esta questão tão problemática de uma forma lúdica, esclarecedora e interativa. Com os fundamentos da abordagem cognitivo-comportamental, as atividades terapêuticas propostas podem ser realizadas em diversas etapas e em dias diferentes, tornando-se um rico material interventivo e uma valiosa proposta de intervenção na autorregulação emocional.

O material auxilia terapeutas, pais e professores na condução e no manejo de crianças para um desenvolvimento mais saudável, realista e adaptativo.

Sobre a autora – Edyleine Bellini Peroni Benczik é Psicólogoa, neuropsicóloga e psicopedagoga. Atua na área clínica há 28 anos com crianças, adolescentes e adultos. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Metre em Psicologia Escolar pela PUCCAMP. Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia. Formada em Terapia Racional Emotiva Cognitiva Comportamental (Nível Primary e Advanced) pelo Albert Ellis Institute de Nova York. Autora de artigos, livros, capítulos de livros e de escalas sobre o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade.

 

 

 

 

 

 

 

Para saber mais sobre a Sinopsys Editora, acesse os canais virtuais:

Site:https://www.sinopsyseditora.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/SinopsysEditora

Instagram: @sinopsys

 

51.98093311 | melanie@item13.com.br

 

           

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s