SÉFORA SANTOS ODONTOLOGIA INTEGRADA

Há mais de 30 anos cuidando do seu sorriso, de mãe para filha

Se um sorriso bonito está ligado à autoestima elevada, também é verdade que demonstra saúde bucal e cuidado consigo mesmo. Neste cenário, dentes desalinhados não combinam com a estética e, inclusive, revelam uma grande dificuldade no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a má oclusão dentária é o terceiro maior problema odontológico de saúde pública no País. A especialidade que trata do correto alinhamento dos dentes é a Ortodontia, e o que não faltam são novidades nesta área, tornando as soluções mais acessíveis e reduzindo o tempo dos tratamentos. A especialista em Odontopediatria, Ortodontia e professora mestre da Univali, Séfora Santos (CRO SC 2313), fala mais sobre o assunto ao lado da filha e também especialista em Ortodontia, Juliana Reis Sincero (CRO SC 12727). Elas atuam na clínica Séfora Santos Odontologia Integada, em Itajaí, cuja equipe também é composta pelo especialista em Endodontia, Implantodontia e professor mestre da Univali, Agostinho Blatt (CRO SC 2403).

Há alguma técnica atual que esteja em evidência e traga ganhos expressivos ao tratamento
ortodôntico?

Séfora: Sim, estamos em constante atualização e tentamos trazer o que há de mais moderno para a redução no tempo de tratamento e para o maior conforto do paciente. A técnica mais recente é o tratamento ortodôntico assistido pela corticotomia. É uma tecnica cirúrgica ortodôntica que pode reduzir o tempo de tratamento entre cerca de 25% a 30% do tempo através de um metabolismo ósseo acelerado. Inclusive, a Juliana fez seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na especialização em Ortodontia focada neste tema. Ela concluiu sua especialização em fevereiro deste ano na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, em Araraquara (SP).

Os aparelhos chamados ‘invisíveis’ são um dos recursos que a clínica oferece. Quais as
indicações?

Séfora: Trabalhamos com os aparelhos invisíveis desde 2006. É uma excelente opção para
pacientes que não querem usar aparelho fixo. Também é muito indicado para pacientes que foram submetidos ao tratamento ortodôntico corretivo na adolescência, ou mesmo na fase adulta, e houve uma pequena recidiva. Os aparelhos invisíveis têm a vantagem de reduzir muito o tempo de tratamento ortodôntico e ser extremamente estético. Como em todo tratamento, é necessária uma avaliação criteriosa antes do seu uso, pois há casos em que somente o aparelho corretivo fixo alcança o resultado almejado. Vale dizer que pacientes adolescentes com dentição permanente completa, ou no final da dentição mista, podem utilizar aparelhos invisiveís.

Quando procurar um especialista em Ortodontia e quais as complicações que podem surgir caso a pessoa não faça o devido tratamento ortodôntico que necessita?

Séfora: A partir dos três anos de idade, quando a criança já está com todos os dentes de leite, o
ortodontista pode ser procurado para averiguar se está tudo correto com a dentição. Depois disso, em qualquer tempo na infância, adolescência ou idade adulta. Para evitar complicações, o ideal é fazer uma Ortodontia Preventiva. As complicações podem gerar problemas desde disfunção da articulação temporomandibular, estética desagradável, desgastes excessivos do esmalte dentário devido à má função, retrações gengivais devido à má posição dentária, entre outros. Vale dizer que a busca pelo alinhamento correto dos dentes tem por principal motivo obter saúde entre dentes, músculos e ossos da face. Desta forma, haverá uma regularização das funções mastigatórias e um ganho significativo na estética, refletindo na autoestima do paciente.

Como funciona o pós-tratamento ortodôntico em sua clínica? Quanto tempo o paciente precisa
continuar frequentando o consultório e para quais procedimentos?

Séfora: Acompanhamos o paciente por dois anos com consultas semestrais, e mais três anos com consultas anuais. Este acompanhamento é muito importante, pois algumas recidivas são previsíveis, como o apinhamento dos incisivos inferiores – conhecido hoje como “ruga da boca”; Isto ocorre devido ao envelhecimento da face.

Caso o paciente procure um tratamento de alta complexidade mas, ao mesmo tempo, não deseje usar um aparelho ortodôntico corretivo fixo metálico, qual seria a alternativa disponível?

Séfora: Há ótimas alternativas de aparelhos ortodônticos corretivos fixos estéticos, feitos a partir
de um único cristal de safira pura – um dos materiais mais duros da natureza, perdendo apenas
para o diamante. O cristal é afiado e polido termicamente em um suporte forte e bonito, quase
invísivel para os dentes.Um estudo realizado pela American Journal Orthodontics and Dentofacial Orthopedics classifica este braquete de safira como o mais transparente dos braquetes monocristalino.

Quais os outros serviços que a Clinica Séfora Santos Odontologia Integrada oferece além do
Tratamento Ortodôntico Precoce, Adulto e Estético?

Séfora: Contamos com um especialista em Endodontia (tratamento do canal dentário), Agostinho Blatt, que também é especialista em Implantodontia.Ele oferece o que há de mais moderno nestas duas áreas, com constantes atualizações no Brasil e Exterior. Vale dizer que a partir do uso das novas técnicas mecanizadas é possível otimizar o tempo para realização destes procedimentos, permitindo certos tipos de implantes e tratamentos endodônticos em única sessão.

SÉFORA SANTOS ODONTOLOGIA INTEGRADA
Av. Cel. Marcos Konder, 1207, sala 95
Centro, Itajaí – SC
Telefone: (47) 3348-2107
Facebook: /seforasantosodontologia
Site: http://www.seforasantosodonto.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s