ESPECIAL NUTRIÇÃO – DIETA LOW CARB

A dieta low carb consiste no consumo reduzido de carboidratos, podendo ser uma restrição severa – partindo de 5% – a moderada – contendo até 44% – do valor energético total de carboidrato. Esta diminuição de carboidratos irá estimular o corpo a mobilizar gorduras, transformando-as em energia e impedindo que a pessoa se sinta cansada. A dieta é reconhecida pelos resultados mais rápidos, sendo indicada para pessoas que querem perder barriga – “secar” – ou para aquelas que têm resistência à insulina, pré-diabetes, obesidade e síndrome metabólica. A nutricionista clínica funcional com aperfeiçoamento em nutrição aplicada à estética, Daiane Vanzella (CRN10 1643), conta que a base desta dieta são as proteínas e gorduras boas, carboidratos de qualidade – incluindo grãos integrais – verduras, legumes e frutas. Ela ainda destaca que os alimentos que devem ser evitados neste tipo de dieta são os farináceos e doces em geral. “O cardápio para quem irá seguir a dieta dependerá de uma série de fatores, incluindo o objetivo, o consumo alimentar habitual, o valor calórico e o tempo de dieta de cada pessoa”, esclarece. Daiane explica que, apesar da restri- ção de carboidratos, todas as pessoas podem fazer a low carb, desde que — com acompanhamento de um profissional — pois ao restringir carboidratos há automaticamente o aumento do consumo de proteínas e/ou, gorduras. A nutricionista também ressalta que, no caso de dietas muito restritivas, é preciso levar em consideração que cada pessoa se acostuma de maneira diferente ao novo plano alimentar. “Cada indivíduo é diferente do outro; alguns toleram muito bem a restrição ao carboidrato, enquanto outros não. Por isso, o que é bom para o seu colega nem sempre é bom e dará resultado para você”, comenta. Ela finaliza, alertando, para aqueles que não se acostumam com a dieta low carb, que alguns sintomas podem aparecer, como mau humor e dificuldade para dormir.

DICA DE RECEITA: Torta de atum

Massa: Três ovos, uma xícara de farinha de castanhas ou aveia, meia xícara de água, um terço de xícara de azeite, meia colher de chá de sal marinho, meia colher de chá de pimenta do reino, uma colher de sopa de fermente em pó.

Recheio: Uma xícara de molho de tomate caseiro, uma lata de atum (escorrer bem o óleo), uma cebola pequena, 200 gramas de queijo, meia xícara de tomate cereja, alecrim a gosto.

Bata todos os ingredientes da massa até misturar bem e, por último, bata o fermento. Coloque a massa em um refratário, misture o atum com a cebola picada e o molho de tomate. Coloque em colheradas sobre a massa de maneira uniforme, espalhando o queijo, o tomate cereja e o alecrim a gosto. Leve ao forno pré-aquecido por 35 minutos aproximadamente ou até dourar.

DAIANE VANZELLA

+55 47 99720-2222

daianevanzella@hotmail.com

@daianevanzella @moove

Atendimento BC: Espaço Proativo

Atendimento Itapema: CardioLife

Atendimento Itajaí: Unique Estética

FOTO CRIS CHEG

(FOTO CRIS CHENG)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s