ESPECIAL NUTRIÇÃO – PALEO + LOW CARB

A dieta que ajudou os Sapiens a evoluírem é impulsionada por uma estratégia de emagrecimento. A combinação paleo+low carb é aplicada a todas as pessoas que buscam qualidade de vida. Utilizando como base a alimentação difundida pela paleo — a chamada “comida de verdade — ela permite que a pessoa inclua no cardápio uma quantidade de carboidratos (low carb) e restringe os alimentos industrializados, açúcar e farináceos. Entende-se por “comida de verdade” as comidas naturais, ou seja, que não passaram por processo de industrialização. A nutricionista Luciana Fernandes (CRN 22375), especialista em nutrição esportiva e funcional – com atuação na paleo/ LCHF (low carb/high fat), explica que a Paleo não é uma dieta, e sim um estilo de vida. Já low carb é uma estratégia para emagrecer e que cabe dentro deste estilo de vida. A composição desta combinação vai seguir as necessidades de cada pessoa. “É a pessoa quem vai definir qual dieta paleo quer seguir. Há os que se alimentam apenas de orgânicos, os que consomem uma quantidade maior de carboidratos, como tubérculos e frutas, e há quem coma pouco carboidrato”, comenta. O cardápio será definido em função do biótipo e dos objetivos da pessoa. “A dieta de um atleta não pode ser igual à dieta de uma pessoa que queira apenas emagrecer ou regular os níveis de glicose”, esclarece. A nutricionista destaca que, como o grupo alimentar mais presente nesta combinação é o dos vegetais. Há muitos benefícios em seguir a paleo+low carb, entre eles a perda de peso ou manutenção de um peso saudável com diminuição do percentual de gordura corporal, aumento significativo de energia e redução nos níveis de estresse em poucos dias. Além disso, ocorre o fortalecimento do sistema imunológico, digestivo, e contribui para a melhora de doenças, melhora no sono, longevidade, força e condicionamento físico. Ela ressalta que este estilo de vida pode ser seguido por todas as pessoas, o que muda são os objetivos de cada um. Na pirâmide alimentar paleo encontramos uma grande base composta por vegetais, seguida da parte central da pirâmida composta por ovos, peixes, carnes brancas e vermelhas, e na ponta da pirâmida estão gorduras boas (coco, ômega, oliva) seguida por uma quantidade menor de lácteos, oleaginosas, bebidas alcoólicas e frutas.

DICA DE PRATO PALEO+LOW CARB: Risoto de couve-flor

Para fazer o ‘arroz de couve-flor’, basta colocar a couve-flor crua no processador e ir apertando a tecla pulsar até a couve-flor ficar trituradinha com formato de grãos de arroz.

Em uma panela média, acrescente azeite, uma cebola picada, dois dentes de alho amassados e refogue. Em fogo médio, coloque a couve-flor e vá mexendo por cinco ou seis minutos. Se precisar acrescente um pouco de água ou vinho seco. Faça o mesmo processo do risoto comum, acrescentando um cálice de vinho branco seco e uma colher de requeijão para dar cremosidade

POR LUCIANA FERNANDES

+55 47 9 9759-0100

luciana@lunutriacao.com.br

http://lunutriacao.com.br

@lunutriacao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s