Saúde bucal desde a infância

Esta informação pode até lhe surpreender, mas o ideal é que a saúde bucal da criança comece no ventre materno. Ao engravidar, é recomendado que a gestante procure um dentista que a oriente na realização correta dos cuidados bucais dela e, também, dos cuidados no bebê que irá chegar ao mundo. Para isso, é importante escolher os profissionais indicados no auxílio à saúde bucal da criança, os odontopediatras. Para saber mais sobre como é realizada a Odontopediatria e ainda dar dicas para manter a saúde bucal das crianças e bebês, a Bem-Estar conversou com a cirurgiã-dentista, especialista em Odontopediatria (CRO 9159), Fabiana dos Santos.

Fabiana explica que após o nascimento, a primeira consulta com o odontopediatra pode ser agendada quando os primeiros dentes do bebê nascem. Assim, o profissional poderá orientar sobre a saúde bucal, além de acompanhar a erupção e desenvolvimento dos dentes. “O acompanhamento periódico através de consultas preventivas deve ser realizado geralmente a cada seis meses dependendo da necessidade de cada paciente”, destaca.

Para ganhar a confiança dos pequenos, já que a experiência das primeiras idas ao dentista pode não ser muito agradável, técnicas são utilizadas pelos profissionais de Odontopediatria. Fabiana explica que, por meio do condicionamento psicológico de forma lúdica, o odontopedriatra ganha a confiança das crianças, tornando a consulta agradável e divertida.

Algumas dicas para manter a saúde bucal das crianças:

Amamentação: o leite materno deve ser o alimento exclusivo até, no mínimo, os seis meses. Além dos benefícios da amamentação, a sucção do peito da mãe é um exercício diário que o bebê pratica, sendo muito importante para o desenvolvimento de sua face.

Alimentação: a introdução de alimentos açucarados deve ser controlada, pois a dieta é um dos principais fatores que causam as cáries.

Escovação: com o nascimento do primeiro dentinho, deve-se iniciar o uso da escova de dentes. O indicado são as com cerdas bem macias e cabeça pequena.

Flúor: é indicado o uso do creme dental com flúor desde os primeiros dentes, mas antes é recomendado passar por avaliação do odontopediatra, pois há uma quantidade de flúor adequada nos primeiros anos. É fundamental que o uso do creme dental seja controlado, pois o excesso de flúor não é saudável para os dentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s