Cirurgia de abdômen

A cirurgia plástica do abdômen costuma ser bastante gratificante. Considerando os aspectos de anatomia do abdomen, grau de fraqueza da parede abdominal, expectativas e peso ideal da paciente, costuma-se lograr bons resultados. Por ser uma cirurgia que engloba uma grande unidade anatômica, necessita de cuidados, desde o planejamento, até o pós-operatório. No planejamento, devemos estar atentos e conversar de maneira aberta com a paciente em relacão ao peso ideal.

Considerando que 70% da gordura abdominal é intrabdominal, e que esta somente é reduzida através de reorientacão alimentar e exercícios físicos regulares, é de suma importância que a paciente compreenda a necessidade de realizar sua cirurgia quando atingir o seu peso ideal, ou chegar próximo dele. Da mesma forma, a correcão das diástases dos músculos retos abdominais será mais bem sucedida após a perda de gordura intrabdominal. Outra questão que se impõe é a cicatriz umbilical. Muitas pacientes se preocupam com a forma final da mesma, desejando resultados naturais sem estigma de operada. Atualmente poderíamos dizer que as formas de tratamento da cicatriz umbilical são bastante satisfatórias e os resultados se aproximam da naturalidade.

Quanto à cicatriz da cirurgia, esta costuma seguir os padrões individuais de cada paciente, mas em geral a qualidade costuma ser boa. Naturalmente, por tratar-se de uma ampla área operada, torna-se imperativo um repouso mínimo de 30 dias para retorno às atividades diárias, e de 90 dias para retorno às atividades físicas. Nos casos de pacientes pós-bariátricas, é necessária a compreensão de que a flacidez generalizada, em virtude da perda de de colágeno e alteracões estruturais da pele, não será erradicada, estando a cirurgia de abdômen limitada à retirada dos excedentes de pele. Deve-se sempre levar em conta a questão da expectativa exagerada.

Como já frisamos, a cirurgia de plástica abdominal é bastante gratificante, considerando sempre o abdômen antes e depois da cirurgia. A melhora é sempre evidente. Muitas pacientes buscam, baseadas em uma expectativa irreal, o abdômen que desejam, mas para alcancar a satisfacão com sua cirurgia de abdômen, a paciente deve se ater à como ele era antes, e como ficou depois da cirurgia. Esse é o caminho para satisfacão em qualquer cirurgia plástica. Por mais que se tenha criado uma imagem quase mística de que a cirurgia plástica pode tudo, há que se ter uma titude mental madura e consciente de que a especialidade e seus ótimos cirurgiões não têm o poder de mudar a anatomia e a genética individual.

Por Dr Remi Goulart Jr

Cirurgião plástico (CRM/SC 4660 RQE 1595) Membro Titular da SBCP, Membro ASPS American Society of Plastic Surgeons Especialista em Cirurgia Plástica SBCP/CRM/SC Membro IPRAS / Membro ISAPS

Medcal – Clínica de Especialidades (47) 3363.6066

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s