Aproveitar os dias ensolarados do verão faz bem para a saúde mental

Quem explica porque a luz solar traz alegria e faz o bom humor tomar conta da maioria das pessoas no verão é a psicóloga Renata Stulp Scheide. Confira!

Os belos dias de sol são um convite para aproveitar a praia, aquele churrasco na companhia dos amigos e receber a família para compartilhar momentos de pura diversão. Não é à toa que muita gente afirma que, é no verão que os sorrisos se multiplicam e um clima de alegria toma conta da maioria das pessoas.

De fato, a psicóloga Renata Stulp Scheide explica que a alta incidência da luz solar – característica do verão – é responsável por estimular neurotransmissores importantes, como a serotonina, a dopamina, noradrenalina e a endorfina, é justamente por isso que a afirmação faz todo o sentido.

“Existem vários estudos que ligam o verão a uma maior sensação de bom humor e felicidade. Por isso mesmo, é uma época do ano extremamente importante, em especial para aquelas pessoas que moram próximas ao litoral. Devemos aproveitar os dias ensolarados para fazer atividades ao ar livre, pegar sol, receber visitas, sair com os amigos, conhecer pessoas, interagir e estreitar os laços com aqueles que amamos”, destaca a psicóloga.

Renata Stulp Scheide enfatiza ainda que todos esses fatores acabam influenciando sim, no aspecto psicológico das pessoas. “Além das relações biológicas que a exposição aos raios solares desencadeiam no nosso organismo, como no estímulo da produção de vitamina D, também é uma questão cultural. Afinal, fomos educados para intuir que um dia bonito e ensolarado será um dia feliz e isso nos motiva a  aproveitar esses bons momentos para fazer atividades agradáveis e compartilhar a alegria de estar vivo”, finaliza.

Por Walkiria Werkade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s