De geração para geração

A história da Barbieri Litoral, hoje consagrada como uma das mais importantes empresas de Mídia Exterior, conta com quase seis décadas de atuação. Fundada 1959 pelo catarinense Nagib Sebastião Barbieri, que na época atuou com a fabricação especificamente de outdoor e painéis rodoviários pintados em chapas galvanizadas. Com o intuito de divulgar empresas do Médio e Alto Vale do Itajaí, especialmente Blumenau, e que aos poucos se expandiu para cidades vizinhas. Logo, em 1961 a empresa se tornou líder na região no segmento Outdoor, peculiarmente chamado por Nagib de “Um grito na pared”. Em 1988 o fundador veio a falecer e seus filhos assumiram a gestão da empresa. Dos anos 90 a 2000 tornou-se a maior empresa de Mídia Exterior e a pioneira no estado de Santa Catarina na implantação de equipamentos tipo Front Light. Em 2006, Devido ao crescimento das áreas de atuação, tornou-se
necessário uma divisão geográfica com a cisão dos nomes, Barbieri Painéis e Barbieri Litoral. Hoje ambas as empresas têm o seu gerenciamento próprio com áreas de atuação distintas. A Barbieri Litoral começou sua história em 2006 mudando-se em definitivo para a cidade de Itajaí/SC. Após 12 anos no litoral, a Barbieri Litoral mantém sua filosofia de trabalho embasada na ética, no relacionamento transparente e no respeito ao meio ambiente, fatores preponderantes e imprescindíveis para a continuidade dessa grande história.
E para conhecer um pouco mais sobre a trajetória desta importante empresa catarinense, a revista Bem-Estar entrevistou com exclusividade a sócia-proprietária da Barbieri Litoral, Nicole Barbieri. A empresária que há três anos assumiu a direção da empresa, tornando-se a terceira geração à frente dos negócios. Confira!

Em que momento passou a se interessar pelos negócios da família?
Meu interesse pelos negócios da família começou desde cedo. Me lembro quando era criança e meu pai costumava
levar trabalhos da empresa para casa para trabalhar até mais tarde. Eu sempre perguntava se poderia ajudar em algo. Mas, naquela época eu não podia, era muito pequena. Então quando fiz 18 anos decidi ir ao litoral estudar Publicidade e Propaganda na Univali. Nunca tive dúvidas quanto à escolha da minha profissão. Logo após início da graduação comecei a trabalhar meio período na filial de Itajaí (até então não havia acontecido a cisão das empresas).
Fui desenvolvendo experiência e, em 2006, quando meu pai Cicero André Barbieri veio em definitivo para o litoral, eu e a minha irmã Priscila Barbieri nos tornamos sócias dele. Hoje já estou a cerca de 14 anos no segmento de mídia exterior.

Quando assumiu a direção da empresa?
Assumi a direção da empresa a cerca de três anos. Anterior a isto todas as decisões finais sempre foram dadas pelo meu pai. Meus anos de experiência e especializações fizeram com que eu ganhasse espaço e respeito nas decisões e no envolvimento e nova gestão da Barbieri Litoral. É um grande e desafiador caminho a ser percorrido, ainda mais se
falando na sucessão em uma organização com gerações sucessórias apenas pelo sexo masculino e também pelo seu próprio pai. Pois existe a questão família versus mundo corporativo, que são completamente diferentes e precisam ser tratadas com muita distinção. O que me motiva é saber que a ascensão da mulher herdeira no processo de sucessão tem aumentado na atualidade, dando novos desenvolvimentos administrativos às empresas. Então procuro me profissionalizar cada vez mais, e assumir práticas administrativas modernas e menos arcaicas.

Qual o maior desafio que teve neste momento?
Um desafio é separar a relação família versus empresa. Saber que dentro da organização podemos ter opiniões divergentes, mas que fora dela somos uma família. Não podemos deixar que as questões corporativas afetem nossas relações familiares. Outro grande desafio é assumir a terceira geração e dar continuidade com competência e a integridade desses anos todos. Quando falo em sucessão, não estou apenas mencionando a passagem do bastão,
mas, sim, em toda a mudança organizacional. Quebrando antigos paradigmas e dando novos significados à cultura organizacional, valores e crenças da organização.

Você faz parte da terceira geração à frente dos negócios, como encarou este desafio?
Posso dizer que sou privilegiada por suceder uma empresa tão respeitada aqui na região. Ter a oportunidade de dar continuidade aos negócios da família, é muito gratificante. Encaro de forma positiva, apesar da responsabilidade.
Procuro também muitos exemplos de outras empresárias nessa mesma situação, e também o autoconhecimento para lidar com as emoções e as inevitáveis responsabilidades da vida adulta.

Com quase 60 anos de história, qual o segredo para o sucesso do qual se firmaram como a principal empresa de mídia externa em Santa Catarina?
É um grande desafio manter-se no mercado por tantos anos. Muitos fatores foram e são importantes para continuar a nossa jornada. Um deles é manter a qualidade, independentemente do cenário, e em momento algum abrir mão da qualidade dos painéis, das estruturas e dos locais ofertados. Aceitar e acompanhar as transformações
tecnológicas também é imprescindível. Se reinventar com a época, o momento e evoluir constantemente.

Com a tecnologia cada vez mais avançada, como fazem para se manter atualizados e ao mesmo tempo levar isso aos seus clientes?
Nos baseamos nos grandes centros e estudamos as possibilidades viáveis aqui na região. Depois, iniciamos os trabalhos de comercialização com os clientes já fidelizados da empresa, pois estes já possuem maior entendimento
em mídia exterior e são os mais adeptos as inovações. Apresentamos também as novas mídias as agências de publicidade que são grandes parceiras na comercialização dos nossos produtos aos seus clientes. Além disso, muitos lojistas entram em contato direto conosco, já que nossos produtos estão expostos ao ar livre, eles despertam interesse por si só, então nos procuram também pela credibilidade e reconhecimento do nome Barbieri Litoral na região.

Quais os planos da Barbieri para os próximos anos?
Dois anos para cá houve uma estagnada devido à instabilidade do mercado. Remanejamos produtos, retiramos painéis e reduzimos custos. Nesses momentos, menos é mais. Assim, os planos para os próximos anos é retomar o crescimento de forma coerente, organizada e planejada.

SERVIÇO:
Barbieri Litoral – Mídia Exterior
Rua Benjamim Dagnoni, nº 595 | Itaipava | Itajaí
47 3341-0600
http://www.barbierilitoral.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s