Triatleta catarinense se prepara para seu segundo IRONMAN Brasil e dá exemplo de superação

Depois de 3 cirurgias na coluna e diagnosticada com uma doença autoimune, sem cura, Fernanda Hayde se prepara para o seu segundo IRONMAN e decide compartilhar sua luta diária em um blog.

Foi no esporte que Fernanda Hayde encontrou motivos para superar as dores que sente todos os dias. Fisioterapeuta e professora universitária, a triatleta já ouviu de médicos que deveria se aposentar por invalidez, que jamais voltaria a trabalhar e poder fazer exercícios físicos intensos. Foi então que decidiu buscar os melhores tratamentos para a doença sem cura, a Espondilite Anquilosante, e assessoria esportiva para se preparar para esta prova que só “homens de ferro” conseguem finalizar. “Foram anos de hidroterapia e musculação para que eu pudesse começar a correr em 2014, e em 2017 fiz o IM Brasil em 13:23:14 minutos, foram as horas mais felizes da minha vida, nunca senti nada comparado a emoção que é realizar um IM”, vibra Fernanda.

Ao compartilhar o seu dia a dia nas redes sociais, percebeu que poderia ser exemplo de superação para pessoas portadoras da doença e também para quem precisa de motivação para vencer as dificuldades da vida. Diagnóstico não é destino, esse é seu lema.

A preparação física e nutricional para a prova já é um desafio e com a doença a dedicação se tornou ainda maior: musculação três vezes na semana, funcional duas vezes, natação quatro vezes e liberação miofascial duas vezes na semana. Paralelo a isso, faz o tratamento da doença com anti-inflamatórios, medicação moduladora da dor, medicamento para lesão neuropática e ainda a terapia imunobiológica com uma injeção subcutânea imunossupressora a cada 30 dias (que atua bloqueando a ação do TNF-alfa, dessa forma, o medicamento melhora os sinais e sintomas da doença, previne e controla a lesão articular e a perda de função, melhora a mobilidade da coluna vertebral, reduz a dor e eleva a qualidade de vida do paciente). “O fato de ser imunossupressora, me deixa susceptível a infecções oportunistas, principalmente do trato respiratório, sendo assim preciso manter um plano nutricional e suplementar rígido, para manter a imunidade”, relata. Refeições sem glúten e sem proteína do leite são suas restrições mais tranquilas do dia.

Como preparação para o IRONMAN BRASIL 2018, que será dia 27 de maio em Florianópolis, ela irá participar neste mês da prova INSANO, categoria Olímpico, sendo 1.5km de natação, 40 km de Bike e 10 km de corrida e em abril do 70.3 IRONMAN Florianópolis, uma prova de 1.9 km de natação, 90 km de bike, 21km de corrida. A sua ambição é ainda maior: conseguir uma vaga no Mundial de Ironman no Havaí, que acontece em Kona no mês de outubro. “Ai sim, serei vitoriosa”, finaliza

Hayde.

O Blog

O blog FERNANDA HAYDE tem como conteúdo não apenas as suas descobertas mas também conta com a participação de dez colunistas, todos especialistas que estão diretamente envolvidos no tratamento da doença e preparo para a prova IM 2018:

• Alexandre Moser Faccin – Educador Físico/ Amx Sports Assessoria Esportiva

• Bianka Bagatolli – Médica com pós graduação em Nutrologia

• Daniel Santos Sousa – Neurocirurgião/ Clinica Neuron

• Daniela Aparecida de Souza – Massoterapeuta/ Espaço Terapeutico Violeta

• Edmilson Pereira – Educador Físico/ Performance Treinamento e Qualidade de Vida

• Fernanda Rodrigues Lima – Reumatologista e Médica do Esporte/ Clinica Move

• Gabriela Frischknecht / Psicóloga do Esporte, Sportmed Medicina Esportiva Integrada

• Karina Dotta – Nutricionista Funcional/ Vitamine Bem Estar e Saúde

• Tiago Giacomini – Médico do Esporte/ Sportmed Medicina Esportiva Integrada

• Vinicius Valero – Fisioterapeuta/ Clinica Liber Espaço Integrado de Saúde

O endereço do blog é http://www.fernandahayde.com.br e Fernanda continuará utilizando as redes sociais para contato direto com seus seguidores.

Espondilite Anquilosante

Espondilite Anquilosante é uma doença autoimune, sem cura, que está ligada ao marcador genético HLA-B27 e acarreta inflamação crônica, afetando os tecidos conjuntivos, caracterizando-se pela inflamação das articulações da coluna, das grandes articulações, como; quadris, ombros e outras regiões até levar a degeneração total da cartilagem e assim ocorrer a anquilose (fusão) das articulações e consequentemente perda dos movimentos. Além disso tem característica de uma doença sistêmica, podendo afetar, olhos, coração e pulmões. Não tratada, pode tornar-se incapacitante.

IRONMAN Florianópolis

Ironman Brasil é a o maior evento de triathlon da América Latina. Os atletas precisam nadar 3.8km, pedalar 180km e correr 42km, respeitando o tempo de limite de 17 horas. A primeira edição em Florianópolis foi em 2001 e desde então a ilha é sede anual desta competição. O IRONMAN Florianópolis 2018 contará com 2.500 vagas e classificará 40 atletas para o 2018 IRONMAN World Championship (em Kona, no Havaí) entre aqueles que largarem nas categorias Faixa Etária Masculina e Feminina.

Informações para imprensa: Taciane Nitsche

contato@fernandahayde.com.br

47 9 9902-4663

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s