É hora de transformar tempo em saúde

“Vamos transformar essa preguiça em músculos!”. Quem cresceu no início dos anos 90 certamente reconhece essa frase. As palavras gritadas pelo ator Arnold Schwarzenegger no clássico filme da Sessão da Tarde, “Um Tira no Jardim de Infância”, de 1990, era capaz de colocar qualquer criança e adolescente diante da TV fazendo polichinelo.

Porém, apesar do sucesso do filme no Brasil e no mundo, com uma arrecadação de mais de 200 milhões de dólares só em bilheteria, o hábito não prosperou e transformar preguiça em músculos não vem sendo prioridade para muita gente. Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, 60% da população mundial não pratica nenhum tipo de atividade física regular. No Brasil, a Pesquisa Nacional de Saúde mostrou que metade da população é sedentária. E não basta fazer um polichinelo aqui e ali. Para o OMS é sedentário aquele que pratica menos de 90 minutos de exercício físico por semana.

“Não se trata apenas de sair de uma estatística, deixar de lado o sedentarismo é uma forma de prolongar a vida”, alerta o médico Geriatra, José Mariano Melo Garcia. Ele lembra que existem sete tipos de doenças, segundo a OMS, que são as principais responsáveis por elevar os índices de óbitos no planeta. “Entre elas estão: doenças cardíacas e pulmonares, acidentes vasculares cerebrais, infecções respiratórias, câncer (pulmão, traqueia e brônquios), diabetes e alzheimer (e outras demências). Todas elas podem ser evitadas preventivamente por meio da prática de atividades físicas, além de incluir uma alimentação saudável no dia a dia”, explica ele. Sim! Está na hora de transformar seu tempo e rotina em saúde!

TRANSFORMANDO PREGUIÇA EM MÚSCULOS, em 5 passos
“Tudo na vida é questão de escolha. Os hábitos e as prioridades também. Quando a gente se acostuma com algo, parece que realizar uma mudança é impossível, mas não é. Basta romper com a rotina algumas poucas vezes e logo tudo se mostra possível. Vivemos, às vezes, em modo automático porque deixamos o nosso cérebro automatizar aquele modo”, explica o Coach João Ernani.

DEFINA METAS
Segundo o psiquiatra Eustáquio de Melo Garcia, para transformar preguiça em saúde é preciso ter consciência que os hábitos, sejam eles ruins ou bons, estão diretamente ligados a um ganho imediato. “Quando se fuma, por exemplo, busca-se um relaxamento ou uma companhia. Por isso, para praticar uma atividade física e fugir do sedentarismo é necessário definir metas. Mas atenção: nada de querer se transformar em Gisele Bündchen com três dias de academia. Crie objetivos realistas”, explica Melo Garcia.

ENCONTRE SUA TRIBO
Sim! É preciso definir o que se quer. E vale tudo: podem ser “perder peso”, “ganhar massa corporal”, “aumentar a quilometragem alcançada” e até “fazer novos amigos”. “Isso mesmo. As atividades físicas formam tribos. Essa é a segunda regra: encontre seu grupo”, sugere João Ernani. É muito mais fácil praticar atividade quando tem gente apaixonada por fazer aquilo do seu lado. E nem precisa ser um time de futebol. Uma pesquisa realizada no Reino Unido acompanhou a rotina de mil mulheres e concluiu que aquelas que malham com companhia praticam exercícios por mais tempo e queimam um maior número de calorias. “Quando se pratica atividade em grupo ou em dupla é possível estabelecer mecanismos motivacionais. Por exemplo, pode-se criar uma competição saudável entre dois amigos que jogam tênis ou nadam juntos. Quem ganhará de quem amanhã?”, lembra João.

MELHORE SUA ALIMENTAÇÃO
Pode parecer clichê, mas se preocupar diariamente com a alimentação é fundamental. “A gente é o que a gente come. Ter uma alimentação saudável é o alicerce para se construir uma rotina de bem-estar”, explica João Ernani. Para isso, existem dez mil maneiras, descubra qual é a melhor para você. “Algumas coisas são consensos. Por exemplo, fugir das tentações industrializadas e manter um equilíbrio nas refeições são regras básicas. Em muitos casos também é bom incluir na rotina de alimentação o consumo de nutracêuticos”, detalha. Nutracêuticos são vitaminas, minerais e alimentos funcionais com bioativos concentrados. São utilizados com a finalidade de melhorar a saúde, em doses superiores àquelas que poderiam ser obtidas naturalmente na dieta.

RITUALIZE SUAS CONQUISTAS
Na opinião de Rafael Pacheco Terra, também médico geriatra, é preciso festejar. “Todo mundo precisa de motivação. Criar fases de conquistas ajuda a alavancar o próximo passo. Por isso, após cada meta superada, estabeleça um rito. Aproveita para exercitar também a criatividade! Saia para festejar com os novos amigos ou se premie com algo que você anda precisando: um tênis novo, uma roupa nova ou até uma viagem. Aproveite seus triunfos!”.

TENHA CALMA
Segundo Rafael, a empolgação inicial, porém, em uma mudança de hábito pode ser nociva a depender do exagero. É preciso ter calma. “É necessário respeitar seu corpo. Por isso, entender os limites é fundamental. Nessa hora, cada um precisa se conhecer. Não adianta querer acompanhar os amigos que possuem outro genótipo ou hábitos diferentes. Devagar e sempre”, sugere. Então, vamos transformar essa preguiça em músculos?

SAIBA MAIS
Sedentarismo e como fugir dele será uma das principais pautas do Congresso Nacional Online Viver Ativo e Saudável, que será realizado entre os dias 21 e 25 de maio. A atividade, que tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, através de sua linha de saúde, nutrição e bem-estar Achevita, é gratuita e 100% online. Mais de 25 estudiosos em comportamento humano e defensores dos hábitos saudáveis irão palestrar sobre esses e outros assuntos para convencer o público participante de que viver em bem-estar é uma forma de viver mais. Todos os entrevistados dessa reportagem fazem parte do corpo de especialistas que compõe o evento. Conheça mais em https://conavas.ativoesaudavel.com.br/.

VIVER ATIVO E SAUDÁVEL
O projeto Viver Ativo e Saudável define um estilo de vida estimulante, trazendo informações sobre como adquirir hábitos para uma vida saudável, longeva e feliz. O portal do projeto oferece artigos, eventos, cursos, congressos e vídeos sobre bem-estar I http://ativoesaudavel.com.br/

ACHÉ LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS
O Aché é uma empresa 100% brasileira, com mais de 50 anos de atuação no mercado farmacêutico, que tem como propósito levar mais vida às pessoas onde quer que elas estejam. Conta com três complexos industriais: em Guarulhos (SP), São Paulo (SP) e Londrina (PR) e participação na Melcon do Brasil e na Bionovis, joint-venture brasileira dedicada à pesquisa e desenvolvimento de medicamentos biotecnológicos. Emprega mais de 4.600 colaboradores e possui uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do setor farmacêutico no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais da saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio com 326 marcas em 804 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos de prescrição), além de atuar nos segmentos de dermocosméticos, nutracêuticos, probióticos e biológicos. Ao todo, são 142 classes terapêuticas e 25 especialidades médicas atendidas. O foco do Ache em Inovação é desenvolver produtos atraentes que estão atualmente presentes em 20 países das Américas, África e Ásia. Os produtos inovadores do Ache estão sendo desenvolvidos para registro nos mercados mais regulamentados do mundo.

Em 2017, 2016 e 2015, o Aché ficou em 1º lugar na categoria Farmacêuticas e Ciências da Vida do prêmio Inovação Brasil do jornal Valor Econômico, em parceria com a consultoria Strategy&. Em 2017, pela 1ª vez, ficou entre as 10 empresas mais inovadoras do Brasil. Também em 2017, ficou em 1º lugar na categoria Farmacêutica no prêmio Época Negócios 360º – As Melhores Empresas do Brasil e conquistou a 1ª posição do setor Farmacêutico, Higiene e Limpeza no prêmio As Melhores da Dinheiro, promovido pela revista IstoÉ Dinheiro. Figurou também em 1º lugar na categoria Indústria Farmacêutica na 14ª edição do estudo Empresas que Mais Respeitam o Consumidor. Em 2017, 2016 e 2015, foi eleito a 1ª colocada do setor no Prêmio Empresas Mais, pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Fundação Instituto de Administração (FIA), ligada à Universidade de São Paulo.

http://www.ache.com.br
http://www.facebook.com/achelaboratorios

http://www.achevita.com.br
http://www.facebook.com.br/achevita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s