Direito e Deveres


Há na cultura nacional uma defesa fervorosa dos direitos humanos, do trabalhador, do cidadão, dos excluídos, dos portadores de necessidades especiais (estes sim inquestionáveis). Esta ênfase permeia as ideologias sociais, defensoras dos marginalizados como vítimas da sociedade opressora, os bem-sucedidos. Ao invés de buscarem a superação das limitações via educação os humilham com o assistencialismo que os mantém dependentes do estado,
como se o dinheiro público caísse do céu e não advindo de impostos pesadíssimos sobre quem trabalha e sustenta a nação. Governo não produz dinheiro. Arranca do cidadão. Que ainda assim é acusado de causador da miséria.
Tal ênfase revela uma visão ideológica distorcida, ilusória e interesseira. Por que não é dada a mesma ênfase aos deveres? De todos. Dever de ser honesto, de trabalhar, de estudar, de respeitar. A parcela verdadeiramente pobre tem vergonha da dependência, luta muito para conseguir trabalho. Outra parcela usa a política e os próprios
movimentos sociais para abocanhar verbas públicas e se manter com elas. É uma farsa. É preciso tirar a máscara, abandonar discursos demagógicos e partir para a solução: educação pública de qualidade. Esta sim uma bandeira autêntica e libertadora. Existe maior dependência do que a ignorância?
Direitos sem deveres não existem. A cada direito corresponde um dever que alguém precisa cumprir. Quando uma parte se omite, sobrecarrega as outras. É o que tem acontecido, gerando divisão entre os que labutam de fato e os que só discursam e posam de justiceiros. A vida real exige esforço, dedicação, disciplina, estudo, trabalho. Sem ele nada se faz. Chega de coitadismo social, de associar pobreza à marginalidade. Pobre não é marginal, nunca foi. A única saída é investir pra valer em educação pública de qualidade, não essa que temos aí vendendo ideologias obsoletas para se perpetuar no poder. Ao trabalho, companheiros!

Por Ivo Fachini
Psicoterapeuta
http://www.ivofachini.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s