Mitos e Verdades da Tireoide

Hipotireoidismo engorda? Mito ou verdade?

É um mito. Aliás, é uma queixa muito frequente do nosso consultório. Os pacientes acreditam que por estarem ganhando peso eles podem ter algum problema de tireoide. Na verdade o hipotireoidismo, que é um problema comum, uma disfunção tireoidiana comum, ele pode levar a um leve edema e um leve ganho de peso. Mas normalmente as queixas de ganho de peso não são atribuídas às doenças tireoidianas.

Hipertireoidismo emagrece? Mito ou verdade?

Isso é uma verdade. O hipertireoidismo principalmente descompensado pode levar a uma perda de peso bastante significativa. É por isso que os pacientes tem que procurar tratamento porque o hipertireoidismo descompensado é considerado uma doença consumptiva que requer um tratamento e às vezes rápido.

Todo nódulo de tireoide é câncer? Mito ou verdade?

Isso é um completo mito. Pra nossa sorte, somente 5% dos nódulos tireoidianos são malignos, são câncer. Então antes de ter esse diagnóstico, o paciente merece uma investigação e às vezes um ultrassom e depois uma punção pra daí sim saber ou não se esse nódulo é benigno ou maligno.

Quem tem nódulo na tireoide tem que puncionar? Mito ou verdade?

Não. Todo mundo morre de medo de ter nódulo porque acha que obrigatoriamente vai se submeter a uma punção. A punção é indicada dependendo das características do ultrassom. Então dependendo das características desse nódulo, o médico vai solicitar ou não a punção. E algumas vezes o paciente pode somente acompanhar com ultrassom de rotina, sem a necessidade de se submeter a esse exame. Isso é um mito.

Somente as mulheres possuem problemas na tireoide? Mito ou verdade?

Isso também é um mito. Apesar dos problemas de tireoide serem mais frequentes em mulheres, mais ou menos na proporção de três pra um, os homens também podem ter problemas de tireoide.

Mulher com problema de tireoide não pode engravidar? Mito ou verdade?

Isso também é um mito. As mulheres com problemas de tireoide podem engravidar desde que elas tenham um acompanhamento de perto ao longo da gestação. Tudo pode ocorrer normalmente se esse acompanhamento for feito.

O aparecimento de nódulos aumenta durante a menopausa? Mito ou verdade?

Isso é verdade. Na verdade o aparecimento de nódulos é mais frequente em pacientes mais idosos, tanto em mulher quanto em homens.

Reposição hormonal ocasiona câncer de tireoide? Mito ou verdade?

Isso é um mito. A reposição hormonal pode ser feita inclusive em pacientes que tem câncer de tireoide sem problema algum. O hormônio de tireoide é diferente do hormônio ovariano, então isso não pode ser confundido.

Quem tem hipotireoidismo sofre de depressão? Mito ou Verdade?

Isso é verdade. Alguns pacientes com hipotireoidismo podem se queixar de cansaço, fadiga e inclusive de depressão. Então em casos de depressão é obrigatório investigar problema de tireoide e descartar o hipotireoidismo.

O hipotireoidismo pode afetar o desempenho sexual? Mito ou verdade?

Isso também é uma verdade. Assim como os sintomas cansaço, fadiga e depressão, o hipotireoidismo pode levar a uma diminuição da libido e até uma alteração da potência sexual.

Queda de cabelo é um dos sinais de hipotireoidismo? Mito ou verdade?

Isso é verdade e é até uma queixa frequente no consultório. Às vezes os pacientes procuram um médico por conta de queda de cabelo, unhas enfraquecidas e pele ressecada, e o problema na verdade ta na tireoide porque o hipotireoidismo pode desencadear esses sinais e sintomas.

Cansaço e dor nas articulações são problemas na tireoide? Mito ou verdade?

Na verdade não podemos dizer se é mito ou se é verdade porque não necessariamente os problemas tireoidianos causam dores ou problemas articulares. Alguns pacientes com hipotireoidismo podem ter essas queixas, mas não que necessariamente elas sejam da tireoide. Por exemplo, algumas doenças reumáticas como fibromialgia, febre reumática e artrite reumatoide podem dar dores e alterações articulares e não são problemas de tireoide. Por isso é importante investigar.

Os olhos saltados são sintomas de problemas na tireoide? Mito ou verdade?

Isso também é controverso porque os pacientes com hipertireoidismo podem apresentar oftalmopatia que é caracterizado por uma proptose ocular, um aumento do volume ocular, o olho vem pra frente, mas não necessariamente essa proptose ocular é da tireoide. A tireoide tem que ser investigada, mas essa proptose ocular, por exemplo, pode ser causado por um tumor cerebral que esta levando o olho pra frente. Então tem que descartar problemas tireoidianos, mas não necessariamente isso é a causa da oftalmopatia.

Consumo excessivo de sal pode desencadear um problema na tireoide? Mito ou verdade?

Na verdade o sal não é o problema, o grande vilão da história é o iodo. O governo tem esse programa de iodação do sal, então o nosso sal é iodado. O excesso ou falta de iodo podem levar a problemas tireoidianos. Hoje em dia, nós já não temos mais muitos casos de bócio volumoso, aquelas tireoides muito aumentadas porque felizmente na nossa região principalmente, no estado de São Paulo, nós não temos mais áreas com deficiência de iodo. Algumas regiões do nordeste principalmente ainda apresentam áreas de deficiência de iodo e nessas regiões é comum observar o bócio volumoso que é chamado de bócio endêmico, que é causado justamente pela deficiência de iodo.

O autoexame só deve ser feito depois dos 40 anos? Mito ou verdade?

Isso é um mito. Todo mundo deve se autoavaliar, assim como a mama que a gente recomenda que todas as mulheres rotineiramente façam uma avaliação e palpem as mamas, a tireoide também pode ser avaliada. É um exame extremamente simples.

Como deve ser feito o autoexame?

Para a realização do autoexame, o paciente deve ficar na frente do espelho, com a cabeça um pouco afastada para trás de modo que ele consiga olhar a imagem no espelho e ele pode utilizar um pouco de água para que ele consiga realizar a deglutição. Na deglutição ele deve observar se existe algum aumento ou alguma massa diferente na região cervical. A tireoide é uma glândula em formato de borboleta e ela se localiza justamente abaixo do pombo de adão, chamada cartilagem cricóide. É nessa região que se deve observar o aparecimento de alguma massa estranha.

Sobre a Dra. Rosália Padovani

A Dra. Rosália Padovani é graduada pela Faculdade de Medicina da Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui pós-graduação em endocrinologia pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCM-SP) e título de especialista em Endocrinologia e Metabologia reconhecido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Atualmente é especialista em tireoide e atua na área de câncer de tireoide, desenvolvendo pesquisas com ênfase no diagnóstico, tratamento e seguimento dos pacientes com esta neoplasia.

Site: http://www.rosaliapadovani.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s