Cinco dicas para construir um relacionamento leve e saudável

Confira as dicas da Psicóloga Renata Stulp Scheide que podem fazer a diferença na vida a dois

Com o ritmo intenso em que a maioria vive ultimamente, é natural que muitos casais encontrem desafios e até mesmo dificuldades para manter o seu relacionamento amoroso saudável. A rotina, o trabalho e a escassez de tempo são alguns dos fatores que enfraquecem os namoros ou casamentos. Para que se construa uma relação leve, feliz e duradoura é imprescindível que haja esforço mútuo e uma dose extra de compreensão.

O seu parceiro (a) é a pessoa com quem você mais convive. É ele (a) quem conhece suas forças, fraquezas, qualidades, habilidades e defeitos. Afinal, é dentro da relação a dois que se encontra o melhor e o pior de cada pessoa. Muito mais do que viver sob o mesmo teto ou passar todos os fins de semana juntos, um bom relacionamento exige mais do que simplesmente compartilhar. Trata-se de uma caminhada que demanda carinho, cooperação, respeito e o mais importante: amor!

Ter um bom relacionamento é a meta de todos os casais, porém, não existe uma fórmula pronta sobre como construir a relação perfeita, mas a psicóloga Renata Stulp Scheide compartilha essas cinco dicas valiosas que podem fazer toda a diferença na vida a dois:

1 – Faça brincadeiras 

As brincadeiras devem fazer parte da vida do casal. É muito importante que os dois deem muita risada juntos, seja das coisas boas e até das situações mais difíceis, pois esta é uma forma eficiente de deixar a relação mais leve e gostosa. Brinquem, riam, se divirtam um com o outro.

2 – Andem sempre de mãos dadas

Este pode parecer apenas um simples detalhe, mas é de extrema importância tanto para os namoros quanto para os casamentos. O casal deve ter o hábito de andar sempre de mãos dadas, pois essa atitude revela a força do relacionamento, além de fortalecer cada vez mais a conexão entre os dois. “Há toda uma simbologia por trás do ‘andar de mãos dadas’, significa que na caminhada da vida, o casal está sempre unido superando os obstáculos”, destaca a psicóloga.

3 – Nunca esqueça de cumprimentar o outro

Um bom dia, um abraço e um beijo podem fazer toda a diferença no dia de alguém. São essas pequenas demonstrações diárias de carinho e afeto que unem o casal. Aqui, a desculpa da correria e da falta de tempo não tem vez! Seja na saída ou na chegada, sempre dê um beijo. Crie essa rotina com o seu parceiro (a) e como resultado vocês terão a aproximação. Esta é uma dica imprescindível principalmente para os casais que têm filhos, para que transmitam esse bom exemplo para os pequenos, pois o cumprimento é uma atitude que releva o respeito e a importância para com o outro.

4 – Surpreenda! 

As surpresas têm o grande poder de transformar um relacionamento, trazendo mais felicidade para a vida a dois. E não precisam ser grandes coisas. Que tal, da próxima vez, chegar do trabalho com uma rosa para ela? Ou quem sabe deixar um bilhete carinhoso para ele antes de sair? Chegue com a comida preferida dela, ou compre aquele vinho que ele tanto gosta. Simples atitudes emocionam e ficam guardadas para sempre. As pequenas surpresas são as mais puras demonstrações de amor.

5 – Converse 

Não há nada mais gostoso do que ter alguém com quem você fica horas conversando e o assunto nunca acaba, não é mesmo? A conversa é um ingrediente muito importante na vida a dois, pois é uma maneira de se aproximar, de compartilhar, aprender e conhecer o outro por inteiro. Não importa qual seja o assunto, dialogue, debata. Demonstre interesse no que o outro tem a dizer. Trocar ideias enriquece o relacionamento. Deixe o celular de lado e valorize o “olho no olho”.

Casais com filhos devem ter o seu espaço 

A privacidade do casal é de extrema importância para um relacionamento saudável e duradouro. A Psicóloga Renata Stulp pontua que é necessário definir uma fronteira com relação à família de origem e aos filhos. “É essencial que os dois respeitem o seu espaço enquanto casal, que criem e aproveitem seus momentos. Não dá para misturar as coisas”, sublinha.

Para muitos, o grande desafio é criar esse espaço, mas para todas as situações há uma solução. Se não há alguém com quem possa deixar os filhos, que tal depois de leva-los para dormir reservar uma hora a mais para ficar com o seu parceiro? E essa atitude não tem a ver apenas com sexo, vocês podem conversar, assistir TV juntos, ou até mesmo tomar um drink. O importante é que invistam esse tempo um no outro.

Já para os casais que têm a possibilidade de sair um pouco da rotina, é importante que façam programas a dois e definam uma frequência para isso. Jantar fora, ir ao cinema ou ao teatro, são boas pedidas. Estar a sós é uma ótima oportunidade para colecionar momentos felizes e estreitar os laços da relação.

Dicas anotadas? Valorize quem você ama e demonstre, todos os dias, o quão importante essa pessoa é na sua vida.

Texto: Gerusa Florêncio Divulgação: Walkiria Verkade/ W Conecte Assessoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s