A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 começou e muitos papais e mamães ainda tem dúvidas sobre o assunto, por isso a tia Karina resolveu explicar alguns detalhes.
Vamos lá!? Quem pode e quem não pode receber a vacina?
A vacina não é indicada para crianças menores de seis meses, ou então pessoas que tem a síndrome de Guillain-Barré ou com alergia a ovo.
Quem tem direito pelo SUS?
crianças a partir de seis meses até 5 anos, mulheres grávidas, puérperas até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e idosos. Todas essas pessoas tem a vacina de graça em qualquer unidade de saúde. Mas qualquer pessoa que desejar pode receber a vacina nas clínicas particulares. Qualquer dúvida consulte o seu médico.
A vacina é eficaz e segura?
A eficácia da vacina varia de 60 a 90% dependendo da idade e das condições da saúde do paciente. E, sim, a vacina é considerada segura.
Qual a diferença entre a vacina do SUS e do particular?
A vacina fornecida pelo SUS é trivalente e protege contra três tipos de vírus. Já a vacina aplicada nas redes particulares é a quadrivalente, que protege contra mais um tipo de vírus.
Assim que tomo a vacina ela me protege?
Não, a vacina demora 15 dias para fazer o efeito esperado e dura cerca de um ano no organismo.
Por que preciso tomar a mesma vacina todos os anos?
Com o passar do tempo os vírus sofrem mutações e vão mudando, por isso a vacina sempre é atualizada para garantir a proteção necessária.
Se eu estiver resfriado posso tomar a vacina?
Sim, a única situação que impede de uma pessoa receber a vacina, é estar com febre.
Existe diferença entre gripe e resfriado?
Sim. No resfriado os principais sintomas são nariz escorrendo, espirros, dor no corpo e às vezes febre baixa. Já na gripe os sintomas são bem mais acentuados, podem começar de repente com febre alta, tosse seca, fortes dores no corpo e na garganta. A gripe pode inclusive evoluir para complicações no pulmão e causar falta de ar.
Por Karina Heusser Neves
Pedclin
Rua Noruega , 172
Compl.: entre Av do Estado e Av Martin Luther
Nações – Balneário Camboriú – SC
@pediatrakarinah