Vai viajar de avião? Veja seus direitos em caso de atraso ou cancelamento

O mês de julho é conhecido pelo período de férias escolares e as famílias aproveitam para viajar.

A Colunista Marcella Zorzo além de escrever em nossa revista sobre o universo infantil é advogada e passa aqui hoje para dar algumas dicas.

Você esta no aeroporto e o voo atrasou, o que você, como consumidor tem Direito?

Se o atraso é de 1 hora a empresa aérea tem o dever de te fornecer gratuitamente acesso a internet e ao telefone.

Se o atraso é de 2 horas a empresa aérea tem o dever de fornecer alimentação adequada ao tempo de espera e o horário. (voucher, refeição, lanche etc)

Se o atraso for de 4 horas de espera você tem Direito a uma acomodação adequada no aeroporto ou ambiente externo com condições equivalentes, como hospedagem.

Caso você seja direcionado para um Hotel, a empresa aérea deverá também providenciar e custear o transporte entre o aeroporto e a acomodação.

Se o passageiro estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e de sua casa para o aeroporto.

Quando o voo atrasar mais de quatro horas ou for cancelado, a companhia aérea deverá oferecer alternativas de reacomodação em outro voo, devolver o valor da passagem ou levar o passageiro por outra modalidade de transporte.

Em caso de remarcação, a empresa não poderá cobrar nenhuma taxa extra. O passageiro poderá optar por fazer uma reserva para o próximo voo para o seu destino. Nesse caso, o voo poderá ser feito na própria companhia aérea ou por outra empresa.

Se a opção do passageiro for pelo reembolso, a companhia aérea deverá fazer a devolução do dinheiro em até sete dias, a contar da data da solicitação feita pelo passageiro. O pagamento deverá ser feito pelo mesmo meio utilizado na compra da passagem aérea. O reembolso também poderá ser feito em créditos para a aquisição de passagem aérea, desde que o passageiro concorde com essa opção.

Você sabe o que é Overbooking?

Isso ocorre quando a companhia aérea vende mais assentos do que os disponíveis no avião, há a necessidade de trocar o avião previsto por outro com menor número de assentos ou o avião precisa voar mais leve por motivo se segurança operacional, mesmo com alguns assuntos vazios.

Como alternativa, as companhias aéreas também poderão se antecipar ao problema e negociar diretamente com os passageiros outros tipos de compensação para quem se oferecer como voluntário para embarcar em outro voo. O valor integral será pago somente caso não haja voluntários suficientes no momento do embarque.

Além da indenização, a companhia aérea terá de oferecer as alternativas de reacomodação em outro voo, reembolso do preço da passagem ou execução do serviço por outra modalidade de transporte, de acordo com a opção do passageiro.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s