Dance Mãe e Bebê

A partir de agosto, mães e bebês de Itapema e região serão prestigiados com o método Dance Mãe e Bebê! Trata-se de um momento terapêutico a ser desfrutado no primeiro ano de vida do bebê. Ser terapêutica é uma qualidade própria da dança e a terapia se faz pela prática da dança. Assim, os encontros serão semanais, proporcionando na mãe um estado de bem-estar e fortalecimento do vínculo. Os bebês entram em um estado de profundo relaxamento, tendo reflexos na qualidade do sono, alívio e diminuição de cólicas.

Como se dança com o bebê? Os passos não são ensaiados nem ensinados, são descobertos. A dança surge de forma espontânea, expressando as emoções e se conectando com o momento presente! É uma questão de coração, não de técnica.

O método Dance Mãe e Bebê foi criado por Ana Cândida Zanesco, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, em 2013. Ele é baseado em três pilares: presença, vínculo e fluidez de emoções. Dançando, a mulher se conecta com o ritmo da música, com seu ritmo e de seu bebê. Ela vai percebendo que sua maternidade é única, assim como seu bebê.

A primeira vivência do Dance Mãe Bebê será junto com o encontro Roda Afetiva, que foi pensado para que as mães pudessem se reunir juntamente com seus bebês para uma conversa descontraída mas rica em informações. Iremos discutir como a mãe pode se sentir mais próxima de seu bebê. Como estar sensível às necessidades de seu filho ou filha e saber atender adequadamente.

Um bebê que seus pais ou cuidadores conversam, brincam, fazem contato visual, sorriem, dão muito colo e carinho, é um bebê nutrido emocionalmente.

Nos vincularmos é uma necessidade básica para nosso equilíbrio emocional. A teoria do Apego fala sobre o desenvolvimento de um apego seguro. Podemos ver no bebê que tem onde se aconchegar; que, quando começa a dar seus primeiros passinhos, explora o mundo sem medo porque sabe que não está sozinho nessa jornada; no adulto que cresce com confiança porque alguém primeiro confiou nele.

Segundo John Bowlby, não existe independência completa e podemos ter o que ele chamou de “dependência eficaz”, uma forma saudável de dependência que promove autonomia e autoconfiança.

Em nossa roda de conversa nos aprofundaremos no assunto mas não ficaremos só na teoria. Iremos demonstrar o uso correto do Sling, uma arte ainda pouco conhecida já que não faz parte da nossa cultura ocidental, dessa maneira nos causa estranheza seu uso rotineiro. Mas nada que alguns ajustes como uma boa orientação e conhecimento dos benefícios não resolva.

O colo é uma verdadeira terapia e contar com o Sling auxilia muito, pois aumenta o tempo de permanência do bebê com a mãe. É como se o bebê se sentisse novamente no útero devido a um maior contato corporal, ao embalo e o escutar das batidas do coração da mãe.

Ao final, no momento da dança terapêutica, você poderá dançar no colo ou no Sling. Será um momento muito especial de conexão, presença e liberdade.

Entre nessa roda!

 

Dia 28 de julho – sábado. Das 16:00 às 17:30 hrs.

Espaço Flor de Lótus. Rua 220, 200. Sala 4 – Meia Praia – Itapema – SC

Inscrições e valores: 47 99743 6930 (Wattsapp)

Reserve sua vaga.

 

Caroline Lampe Kowalski Machado – Psicóloga Clínica (CRP 12/10806) e Facilitadora do método Dance Mãe e Bebê. Sou mãe há três anos e a chegada da maternidade em minha vida gerou muitas reflexões sobre o processo de cuidar; deparar com mudanças de rotina e de expectativas me fez descobrir um eterno maternar: cuidar e ser cuidada. Vivenciando todo esse processo e estudando sobre a psicologia do puerpério (pós-parto e primeiros anos com o bebê), meu foco de atendimento tornou-se acolher e acompanhar mães, pais e familiares.

@prescrevendo amor

Facebook: Pais e Mães em Construção

psicologacarolinekowalski@gmail.com

 

“Dê a quem você ama asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar” Dalai Lama

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s