Quartinho seguro, bebê feliz e pais tranquilos!

As arquitetas Ana Paula Briza e Fernanda Takadachi, da Triarq Studio Arquitetura, e Nicole Finkel, do escritório Nicole Finkel Arquitetura, reúnem dicas imprescindíveis para garantir o conforto e a segurança do neném

Projeto Triarq Studio Arquitetura – Crédito da foto: Carla D’Aqui

Aguardar a chegada de um filho é um momento mágico para uma família, e ao mesmo tempo, desafiador. São tantos detalhes para se pensar: berço, enxoval, papel de parede, poltrona de amamentação, brinquedos e tudo que fará parte da rotina diária de crescimento do pequeno.

Mas tão importante quanto pensar nos atributos do décor, é preciso contemplar os pontos primordiais que garantem a segurança das crianças. Para ajudar papais e mamães – principalmente os de primeira viagem –, na concepção do quartinho do sonhos, as arquitetas Ana Paula Briza e Fernanda Takadachi, da Triarq Studio Arquitetura, e Nicole Finkel, do escritório Nicole Finkel Arquitetura, reuniram sua experiência em dicas valiosas:

Preste atenção nos detalhes:

Antes de escolher os móveis pela cor, design, ou por qualquer outra tema encantador, é fundamental saber sobre o material e a concepção do produto. “Na decoração infantil, contamos com muitas opções de berços e cômodas, em geral de madeira ou fórmica. Todavia, é importante salientar que as peças devem ser resistentes, com acabamentos atóxicos e o selo do Inmetro,” alerta Nicole Finkel.

A fim de evitar acidentes quando o bebê começar a crescer e explorar o seu ambiente, a profissional aconselha observar se o bercinho e a cômoda apresentam quinas arredondadas. Além disso, outro cuidado valioso com a segurança está relacionado à estrutura do berço. “Atente-se ao estrado do berço, que precisa ser regulável e apresentar uma distância entre 2,5 cm a 6 cm, evitando assim que o bebê não fique com o pezinho preso ou caia por esse vão”, explica ainda Nicole.

Considerando que nos primeiros meses o bebê ficará deitado por muitas horas, o colchão precisa ser resistente, com densidade apropriada e proteção com contra infiltração de líquidos, antiácaros, fungos e mofo.

Para a cômoda, a indicação é optar por gavetas com travas – cuidado valoroso para que não despenquem.

Posição dos móveis

O lugar dos móveis, além de trazer funcionalidade para o quarto do neném, também é responsável pela segurança dele. Assim, o local do berço é uma decisão imprescindível na hora de montar o quarto. “No projeto, busco identificar um lugar de fácil acesso. Evito também colocá-lo perto de janela, para que o bebê não fique exposto à corrente de ar ou evitar risco de queda”, alerta Ana Paula Briza, da Triarq Arquitetura.

A mesma cautela prevalece com a cômoda que, ao invés de posicionada perto de janelas, deve ser disposta em uma parede que garanta circulação livre para quem esteja no quarto cuidando do bebê.

Detalhes que fazem a diferença!

Cuidado nunca é muito quando se trata de crianças. Por isso, a arquiteta Fernanda Takadachi, da Triarq Studio Arquitetura, reforça a necessidade de colocação de grades e redes de proteção.

Outro ponto de atenção é a porta, que acaba sendo responsável por acidentes com os dedinhos dos pequenos. Como a porta não precisa ficar aberta ou fechada, os prendedores são recursos fundamentais. “O mercado tem oferecido diversas opções para combinar a decoração”, diz Fernanda.

Para completar, tapetes costumam figurar como vilões para quedas. Indispensável para trazer aconchego e as crianças que engatinham ou estão começando a andar, a recomendação é escolher o modelo com fundo antiderrapante.

Sobre a Triarq Studio de Arquitetura

A TRIARQ desenvolve projetos de arquitetura e design de interiores para transformar espaços em ambientes únicos, sempre em busca do conforto e bem-estar dos nossos clientes. Valorizando linhas simples e uma linguagem contemporânea, os nossos projetos são idealizados de forma a agregar as melhores soluções técnicas e funcionais em cada espaço. Atuando no mercado desde 2005 e com uma gama diversa de trabalhos realizados, as arquitetas Ana Paula Briza e Fernanda Takadachi atendem de forma diferenciada, com alto nível de serviço e a certeza de um resultado de sucesso.  “Adequamos sonhos e ideias à realidade com ousadia, sempre com bom senso e equilíbrio.”

Triarq Studio Arquitetura

www.triarq.arq.br

@triarq_arq

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s