Respiração bucal e suas consequências

É preciso que os pais estejam sempre atentos na maneira como seus filhos respiram. Quando uma criança respira predominantemente pela boca, ao invés de puxar o ar pelo nariz e soltar o ar pela boca, é um sinal de que ela está respirando de forma errada e isso poderá ocasionar outros problemas.

A respiração pelo nariz, além de ter a função de aquecer, umidificar e filtrar o ar inspirado, ela é responsável pelo bom funcionamento de muitas outras partes do corpo como, por exemplo, oxigenar o cérebro ou então tonificar a face. Porém, ao contrário disso, se a criança respirar apenas pela boca ao invés de um bom funcionamento ela poderá desenvolver o que nós fonoaudiólogos chamamos de hipotonicidade dos músculos da fala, que é quando a boquinha e a língua ficam bem molinhas. Entre outras consequências, destaco também a troca na fala, devido a língua e a boca não estarem com uma tonicidade boa, gera dificuldades na articulação das palavras, ou então quando criança passa a ficar desatenta, que pode ser resultante da falta de oxigenação no cérebro.

Nesses casos, o primeiro passo a ser feito é a criança passar por uma minuciosa avaliação fonoaudiológica para que seja verificado o que está acontecendo e, em seguida, encaminhar o paciente para uma avaliação também com médico otorrinolaringologista, que avaliará as vias aéreas superiores e se existe algum impedimento da passagem do ar pelo nariz.

Assim que diagnosticado, o ideal é iniciar o quanto antes o tratamento fonoaudiólogo para a reabilitação das estruturas orofaciais alteradas por esta respiração bucal.

Se você tem dúvidas ou já percebeu os primeiros sinais que seu filho não está respirando corretamente, entre em contato comigo. Estarei pronta para lhe atender.

Por Sabrina Tolentino

Fonoaudióloga

www.sabrinatolentino.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s