Cinco hábitos que você faz sem querer e que prejudicam sua visão

O olho é o órgão responsável pela visão. Sem ele, não vemos nada – literalmente. E como você anda cuidando desse órgão tão fundamental?

Ler em ambientes adversos
A vida está cada vez mais corrida. Quanto mais a gente puder otimizar o tempo, melhor, não é mesmo? Por isso muitas pessoas leem no ônibus, no carro, independente da qualidade da luz ou da movimentação constante do livro/revista por conta da trepidação do veículo.
Pois saiba que isso demanda um esforço muito grande da sua visão. Pois o objeto de leitura está focalizado, mas o restante, que pode ser observado pela visão periférica, está em movimento. Isso pode fazer com que você se sinta enjoado e desconfortável por alguns instantes. E devido a trepidação do veículo já mencionada, a visão precisa fazer um esforço para manter o objeto de leitura em foco. Isso não necessariamente vai prejudicar sua visão permanentemente, mas temporariamente irá causar fadiga ocular e até dores de cabeça.

Ficar muito tempo em frente a uma tela
Esse é velho, a gente sabe, mas agora está mais atual do que nunca! Apesar de não ficarmos mais tão ligados na televisão, a tela ainda é muito presente em nossas vidas. A alta exposição dos olhos a telas de led ou outras, pode levar a fadiga ocular e ao ressecamento dos olhos. Por isso, é imprescindível que você controle o tempo que está exposto ao computador e celular.

Não usar óculos de sol em dias frios
Óculos de sol no inverno? Sim! Engana-se quem acredita que esse acessório é somente indispensável no verão. A luz solar pode até não nos esquentar tanto quanto nas outras estações do ano, mas continuam incomodando e emitindo ondas prejudiciais à saúde dos olhos.

Esfregar os olhos com frequência
Você já parou para pensar em tudo o que a sua mão encostou hoje? Ao coçar seus olhos sem a higienização correta, você leva todas essas sujeiras e bactérias para o seu olho, que é um órgão muito sensível!
Além disso, ao esfregar os olhos com frequência, você pode trazer inúmeras complicações permanentes à sua visão. Se pressionar com muita intensidade, por exemplo, pode deformar a córnea e, ao longo do tempo, desenvolver a ceratocone, uma doença progressiva na qual a região da córnea se torna cada vez mais cônica.
Aumento do grau dos óculos e descolamento da retina também são consequências da constante compressão causada quando esfregamos os olhos.

Não consultar regularmente um oftalmologista
Qual foi a última vez que você visitou seu oftalmologista? A visita regular ao seu oftalmologista de confiança é de suma importância para a manutenção da sua saúde ocular.

Por

Dr. Fernando Malfatti

Oftalmologista
CRM SC 12285

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s