Colo demais, bom ou ruim?

Meu bebê só para de chorar quando pego no colo. Não são raras às vezes em que ouvimos expressões como essa no consultório. Muitas mães, principalmente as de primeira viagem, têm dúvidas sobre segurar o bebê no colo por muito tempo. Há quem diga que eles ficarão mal-acostumados, cheios de manias e que não irão parar quietos fora do colo.
Mas, afinal que mal tem em dar colo a um bebê?
Primeiro, as mães e os pais devem entender que os bebês se comunicam pelo choro, e o colo traz calor, aconchego, segurança. Existe um fenômeno chamado de “exterogestação”, que significa literalmente gestar fora. A gestação dura nove meses, mas todos sabem que o bebê nasce ainda imaturo e não é capaz de perceber completamente o mundo ao seu redor. Isso
gera insegurança e uma necessidade de trazer à sua memória as sensações que tinha dentro do útero, como o barulho de pulsar constante, semelhante as batidas do coração da mãe, um lugar bem apertadinho, quentinho, com um balanço suave. A exterogestação acontece nos três primeiros meses do bebê, que também chamamos de quatro trimestre de gestação.
O colo é capaz de simular essa sensação do útero! Traz proximidade, balanço e calor. Segundo especialistas, contato físico investido de carinho é fundamental para o desenvolvimento do bebê. Por isso, não tenha medo de dar colo ao seu bebê. Ele não vai ficar manhoso e nem mal-acostumado. Entenda a manha como um pedido, um jeito de dizer que algo está faltando.
Sendo assim, por que não o pegar no colo e confortá-lo?

Karina Heusser 

Médica pediatra e orientadora em aleitamento materno 

Instagram: @pediatrakarinah

Deixe um comentário