Redes Sociais

Tempos modernos. Pluralização dos meios de comunicação a partir de tecnologias que se multiplicam a cada dia. Estamos conectados, recebendo e transmitindo informação o tempo todo. Há preocupação dos pais em controlar isso, já que outras atividades perdem interesse, como estudo, esporte e convivência.

Tal avanço é um bem ou um mau? As novidades sempre suscitaram reações opostas. Quando surgiu a eletricidade houve os que viram ali uma violação da ordem divina que criou o dia e a noite. Quando surgiu o rádio, achou-se que aquela antena de bambu era o chifre do diabo. Quando surgiu a TV, nova suspeita de que era a tela do maligno. Alguns pais proibiam seu uso, pois ela não trazia coisas boas e veio para destruir a vida em família.

Enfim, novidades causam insegurança . Mas eles estão aí, vieram para ficar  procriam sem parar. As redes sociais, por exemplo, são um recurso fantástico que aproxima pessoas que há décadas não se viam, tiram a solidão tanta gente isolada e deprimida ou impedida fisicamente de se locomover, além de informar tudo o que acontece no planeta e arredores. E nas redes sociais podemos interagir,não só assistir ou ouvir. Mas elas também servem de palco para fofocas, intrigas, golpes financeiros, além de brigas políticas, ideológicas, religiosas, por vezes ferozes e intolerantes.

A tecnologia não tem culpa de nada disso. Depende do usuário. O ser humano é que precisa evoluir. Mas parece que, em parte, ficamos na idade da pedra. Pelo menos parte da população, presa a gaiolas mentais de ideologias anacrônicas que nunca geraram evolução. Gaiolas douradas. Mais janelas, por favor. Mais paz. Mais evolução. E mais jardins. A vida merece.

Por

Ivo Fachini

Psicoterapeuta

http://www.ivofachini.com.br 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s